33.3 C
Guanambi
27 C
Vitória da Conquista

Acumulado de chuvas pode passar dos 300 mm em regiões do Vale do São Francisco nos próximos 10 dias

Mais Lidas

Anúncio

Depois de uma primavera inteira de muito calor e pouca chuva, a situação hidrológica deve melhorar na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco nos primeiros dias de 2024. Algumas cidades ribeirinhas vêm registrando temperaturas muito acima da média nos últimos meses e a falta de circulação de nuvens carregadas afeta os níveis dos afluentes e dos reservatórios.

As previsões estão indicando chuvas acima da média durante todo o mês, com possibilidade de acumulados acima de 300 milímetros (mm) em algumas regiões de Minas Gerais, e de até 200 mm na Bahia, pelos próximos dez dias.

Anúncio
Anúncio

As últimas rodadas dos principais modelos matemáticos de previsão indicam que os maiores volumes devem ocorrer na Região Central de Minas, Oeste e Metropolitana de Belo Horizonte.

Os volumes também devem ser elevados no Noroeste e Norte de Minas, assim como nas localidades do Centro Sul, Oeste e Vale São-franciscano da Bahia. Todas as outras bacias hidrográficas de Minas Gerais devem receber chuvas volumosas durante todo o mês de janeiro.

No Nordeste, boa parte da região também deve registrar precipitações acima da média. Os maiores volumes devem ficar nas áreas do Médio São Francisco, com diminuição gradual no Submédio e Baixo, onde as chuvas devem bem menores.

Anúncio

De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 15 de janeiro, um canal de umidade, provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), Centro-Sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí.

Reservatórios

O nível do rio São Francisco seguiu dentro da normalidade durante os últimos meses devido às defluências dos seus reservatórios, no entanto, a maior parte dos afluentes segue em cota de estiagem, cenário que deve ser revertido com as chuvas das próximas semanas.

Anúncio

No reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, o volume útil atual é de 47%. Ja na Hidroelétrica de Sobradinho, na Bahia, o volume chegou a 51% neste sábado (30).

Alertas

Anúncio

O Inmet emitiu dois alertas amarelos para chuvas intensas e tempestades em algumas regiões da bacia hidrográfica.

Nas primeiras horas deste domingo (31), alguns temporais foram registrados em cidades da Região de Guanambi, na Bahia. De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre as cidades monitoradas, os maiores volumes até as 4h, foram Guajeru (38mm), Matina (36mm), Igaporã (28,4), Palmas de Monte Alto 28 mm.

Em Bom Jesus da Lapa, a chuva começou por volta das 3h e em pouco mais de uma hora já havia acumulado quase 60 mm.

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas