25 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Confira os temas das principais romarias de Bom Jesus da Lapa em 2024

Mais Lidas

As romarias de Bom Jesus da Lapa são conhecidas em todo o Brasil por atrair milhares de fiéis. Durante todo ano, fiéis de várias regiões visitam a cidade, um polo do turismo religioso da Bahia.

Para o ano de 2024, o Santuário de Bom Jesus da Lapa já divulgou o cronograma de romarias e os seus receptivos temas.

A maior romaria é a do Novenário e Festa do Bom Jesus da Lapa, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado em 6 de agosto de 2023. São 332 anos de tradição e histórias, e neste ano, as celebrações serão entre os 28 de julho a 6 de agosto.

Outras peregrinações também atraem muitos fiéis, como a 47ª Romaria da Terra e das Águas, marcada para ocorrer entre os dias 5 e 7 julho; o Setenário e Festa da Senhora da Soledade e Tríduo, que será celebrado entre os dias 8 a 15 de setembro; e a Festa de Nossa Senhora Aparecida programada para os dias 9, 10, 11 e 12 de outubro.

Há ainda outras 20 romarias – Retiro de Carnaval, Semana Santa, Romaria da Pastoral do Surdo, 10 ª Romaria do Terço dos Homens, 5ª Romaria – Movimento Apostólico da Mãe Rainha, Setenário e Festa do Divino Espírito Santo, 3ª Romaria do Terço das Mulheres, Tríduo e Festa de Santo Antônio, 8ª Romaria Quilombola, 22ª Romaria da Pastoral da Criança, 3ª Romaria do Apostolado da Oração, Tríeduo e Festa de São Geraldo, 28ª Romaria da Legião de Maria, Romaria da Juventude, Novena e Festa de Nossa Sra. da Conceição, Tríduo e Festa de Santa Luzia e Tríduo e Festa do Bom Jesus dos Navegantes.

Romaria e tradição

A história das peregrinações à caverna de Bom Jesus da Lapa começou há mais de três séculos, em 1691, com o religioso português Francisco de Mendonça Mar que, após longa caminhada, conduzindo uma imagem do Senhor Bom Jesus, resolveu se instalar na gruta. Ele é conhecido carinhosamente na cidade como Padre Francisco da Soledade, e faleceu por volta de 1722. Seu legado é marcado pela caridade e acolhimento aos mais pobres.

Além das belezas naturais e o cruzeiro que fica na parte de cima da gruta, o Santuário de Bom Jesus da Lapa conta com 16 grutas, sendo nove internas. As principais são do Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade.

Em 2023, o tema geral da festa foi “Bom Jesus, o pão da vida: vocação e fraternidade” e o lema “Perseverar na comunhão, no repartir do pão e na oração”.

Dossiê e documentário

Desde 2017, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) realiza estudos e a composição de um dossiê sobre a importância e a salvaguarda da Romaria de Bom Jesus da Lapa.

O documento defende a relevância da Romaria de Bom Jesus da Lapa como uma manifestação de cunho religioso católico, com marcas do catolicismo popular, refletindo a fé e religiosidade preservada e salvaguardada com traços culturais singulares.

Em 2023, o Santuário de Bom Jesus da lapa produziu uma obra cinematográfica com três episódios, nomeado a “Lapa do Bom Jesus’’.

A série documental com linguagem contemporânea apresenta a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, pela perspectiva das pessoas – nativos e forasteiros – que contribuem para o desenvolvimento local e o crescimento das peregrinações.

Além da exibição na TV Aparecida, a diretoria está em negociação para que o documentário seja transmitido por outras emissoras. Confira.

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas