25.7 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Garimpos ilegais foram alvos de operação da Polícia Federal na Bahia e Pernambuco

Mais Lidas

Garimpos ilegais foram alvos de operação da Polícia Federal na Bahia e Pernambuco, nesta quarta-feira (17). A Operação Gameleira teve como principal objetivo cumprir mandados contra grupo responsável por crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada.

De acordo a PRF, os envolvidos atuam em conjunto com diversos garimpeiros locais e estrangeiros na região de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos, no estado da Bahia.

Os policiais federais apuraram que os donos de uma fazenda em Jaguarari, onde vários pontos de garimpo funcionavam, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde sem qualquer licença ambiental ou autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

O garimpo era feito mediante o pagamento de valores. O mineral extraído era exportado para a China, através do porto de Salvador, em contêineres.

Mineração ilegal

A operação contou com mais de 70 policiais federais, dos quais cumpriram mandados de prisão preventiva, mandado de prisão internacional e mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Jaguarari e Oliveira dos Brejinhos, na Bahia; e Petrolina, em Pernambuco.

Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas