21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Audiência Pública discutiu impactos ambientais em decorrência da instalação de Parque Eólico em Urandi

Mais Lidas

Uma audiência pública foi realizada na última sexta-feira (26) para discutir os impactos ambientais decorrentes do carreamento de sedimentos para o rio Cabeceiras Raiz, responsável por parte do abastecimento de água do município de Urandi.

A iniciativa foi do Ministério Público estadual (MPBA. A audiência ocorreu na Câmara Municipal da cidade, a pedido do promotor de Justiça Jaílson Trindade Neves, titular na Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente, com sede em Guanambi.

Na ocasião, foram coletadas informações das autoridades e da população sobre os impactos ambientais durante o período das fortes chuvas que atingiram a região no final de 2023 e a possível concorrência para o resultado danoso de obras de instalação do Parque Eólico Serra das Almas.

Houve ainda debate em torno da existência de inúmeros corpos d’água na região e intervenções da empresa responsável pela implantação do parque eólico nas proximidades de nascentes, além dos prejuízos no abastecimento de água do município e à produção da agricultura familiar local.

No início da reunião, o promotor de Justiça fez um resumo dos fatos que se encontram em apuração e registrou que a Central de Apoio Técnico do MP (Ceat/MPBA) produziu um parecer técnico sobre o evento e sobre o alcance dos impactos ambientais dele decorrentes. Com isso, a equipe técnica abordou as questões resultantes da análise do processo de licenciamento e vistoria que foi realizada no local, bem como a apresentação das medidas a serem adotadas pela empresa para reduzir e reparar impactos e danos ambientais.

A reunião contou com a participação de representantes dos Municípios de Urandi e Licínio de Almeida; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); da Câmara de Vereadores; da empresa Parque Eólico Serra das Almas; além de representantes de associações e sindicatos; e da sociedade civil.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas