25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Carnaval da Bahia 2024 deve ter movimentação histórica de turistas

Mais Lidas

Anúncio

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) divulgou nesta segunda-feira (5) que no decorrer do ano de 2023, o turismo gerou 8.033 empregos com carteira assinada na Bahia, o que representa 11,17% do total de empregos formais gerados no estado, que registrou saldo positivo de 71.922, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mesmo ano, o setor aéreo registrou também números expressivos.

Conforme informações da Setur, a movimentação nos aeroportos do interior foi a maior da história, com 3.282.393 de passageiros. Incluindo o terminal de Salvador, o total de voos nos aeroportos baianos foi de 83 mil domésticos, além de 1.460 internacionais, que trouxeram mais de 92 mil visitantes estrangeiros. A Bahia assumiu a liderança no Norte-Nordeste, na atração de turistas de outros países, com o Ceará em segundo, que recebeu 71.545 estrangeiros. Os dados são da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Anúncio

A tendência de crescimento contínuo sinaliza para um Carnaval com movimento histórico, em 2024. A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) é de um fluxo de quase 3 milhões de turistas durante a festa, na capital e no interior, com a injeção de R$ 6,59 bilhões na economia.

“Fizemos um trabalho incansável de promoção do destino Bahia e de captação de novos voos para o estado, de qualificação e de estruturação, atuando em conjunto também com as esferas federal e municipal, o trade turístico e a sociedade civil organizada. Temos a perspectiva de uma alta temporada recorde, com a vinda de 6,5 milhões de turistas, injetando quase R$ 10 bilhões na economia baiana”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Representantes da hotelaria, bares, restaurantes e locadoras de veículos referendam o momento especial que o turismo baiano experimenta. “As perspectivas são muito boas no verão. Em dezembro obtivemos média de ocupação de 62%; em janeiro, chegou a 75%. No Carnaval, a média deve ficar em torno de 90%, sendo que nos hotéis perto dos circuitos da festa a ocupação fica entre 94% e 95%, alguns deles podendo chegar até 100%”, relatou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Wilson Spagnol.

“Estamos com um aquecimento muito bom nos bares e restaurantes, por causa do fluxo de turistas, superando a movimentação no ano passado, e as expectativas são muito boas para o Carnaval, em relação aos estabelecimentos próximos aos circuitos. Há uma atmosfera bacana no ar, muito perceptível para quem nos visita, mostrando que o trabalho da Bahia dá bons resultados”, completou o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique Amaral.

“O volume de aluguel de carros nas principais locadoras, na atual estação, é superior ao registrado no mesmo período de 2023. A gente percebe, principalmente, mais turistas estrangeiros em Salvador”, finalizou a presidente do Sindicato das Locadoras de Veículos (Sindloc), Rogéria Alencar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas