21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Uesb vai sediar 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Mais Lidas

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou nesta segunda-feira (5) que no próximo dia 1º de março, o campus de Vitória da Conquista sediará a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento tem como objetivo contribuir com a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como elaborar a Nova Política Estadual da pasta.

De acordo com informações da Universidade, neste ano, a proposta aborda temas como a recuperação do Sistema Nacional, inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais. Para isso, a Conferência irá reunir representantes de instituições científicas, empresas, empreendedores, membros da sociedade civil e do setor público.

A programação consiste em mesa de abertura, que acontecerá às 9 horas, no Teatro Glauber Rocha, dinâmicas metodológicas, grupos de trabalho e plenária final. Outras informações sobre todas as etapas podem ser obtidas no Caderno das Etapas Macrorterritoriais. As inscrições para esta etapa macroterritorial podem ser realizadas pelo formulário on-line, disponibilizado no organização do evento.

Para mais informações ou em caso de dúvidas os interessados podem entrar em contato com a Secti através do e-mail: 5cecti@secti.ba.gov.br.

Foto: Reprodução/ Uesb

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)

Ação pretende reunir representantes de instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil organizada e setor público, mapear e compreender as necessidades científicas, tecnológicas e inovadoras de cada município, visando o desenvolvimento de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) mais assertivas. É com esse propósito em foco que o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizará a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). Com o tema “Por Uma Bahia Mais Inovadora”, a primeira etapa incluirá 11 Conferências Macroterritoriais que serão realizadas de 27 de fevereiro a 14 de março, agrupando os 27 territórios de identidade.

O objetivo da ação, que é parte integrante da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá entre os dias 04 e 06 de junho, é orientar a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para 2024-2035 e formular uma Nova Política Estadual de CT&I. Os quatro eixos temáticos abordarão a recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de CT&I, a reindustrialização com enfoque na inovação empresarial, o papel da CT&I em programas estratégicos nacionais e seu impacto no desenvolvimento social. Após as plenárias macroterritoriais, a etapa estadual ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril, seguida pela regional Nordeste, no mesmo mês.

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, a realização da conferência será um passo importante para que a Bahia avance ainda mais nas áreas de CT&I. “A conferência dará o direcionamento para a elaboração da nossa política de CT&I e os caminhos para o desenvolvimento socioeconômico do estado, garantindo os preceitos da sustentabilidade e da interiorização da política. Pretendemos atrair a juventude para este diálogo, com o objetivo de garantir a contribuição dos estudantes da periferia e do interior nas pautas de pesquisa e desenvolvimento”, projeta.

Edson Valadares, coordenador da CECTI e assessor de Planejamento e Gestão da Secti, explica como participar do evento. “A 5ª Conferência será uma oportunidade para que todos os segmentos sociais possam contribuir para o desenvolvimento da nacional e estadual de forma direta. Qualquer cidadão interessado em participar das discussões e apresentar propostas relacionadas aos quatro eixos temáticos deve preencher um formulário de credenciamento, disponível no site da Secti. Em seguida, é necessário comparecer no dia e horário programados para uma das 11 plenárias macroterritoriais ou para as conferências livres que serão realizadas entre os meses de fevereiro e março”.

A iniciativa faz parte do Programa Bahia Mais Inovadora, que dispõe de recurso de R$ 1 bilhão para as áreas de ciência, tecnologia e inovação em todas as regiões do estado. As Conferências Macroterritoriais, onde serão eleitos os delegados para a etapa estadual, são abertas ao público e visam atrair uma ampla gama de participantes, incluindo instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil e representantes do setor público. Além disso, a iniciativa também vai contar com as Conferências Livres. Previstas para março e abril, em formato híbrido, as plenárias abordarão temas como “Indústria de Jogos Digitais”, “Juventude, Tecnologia e Sustentabilidade”, “Povos e Comunidades Tradicionais e as CT&I”, entre outras.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas