25.7 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Marinha atualizou informações sobre ciclone subtropical na costa brasileira

Mais Lidas

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), atualizou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, as informações sobre o ciclone subtropical formado na costa do país. O prognóstico é elaborado em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC).

De acordo com a atualização, foi formada uma Depressão Subtropical, em alto-mar, na posição 24.5°S 040°W, a aproximadamente 145 milhas náuticas (270 km) a sudeste da cidade de Arraial do Cabo-RJ, com deslocamento para sul.

Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o sistema será classificado como Tempestade Subtropical, conforme critério estabelecido nas Normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima (NORMAM-701).

A atuação desse sistema meteorológico poderá causar ventos de até 40 nós (75 km/h), principalmente nos setores sul e sudeste, e ondas de até 4,0 metros no entorno do ciclone até a noite do dia 21 de fevereiro.

Devido à distância significativa da costa, até o momento, não há previsão de condições de mau tempo para a região litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Marinha do Brasil informou que mantém todos os avisos de mau tempo em vigor em seu portal na internet, pelas redes sociais e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

A formação do ciclone está associada ao aumento da nebulosidade em áreas das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país. Mais de 1,5 mil municípios da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Tocantins estão sob alerta laranja para chuvas intensas.

As previsões indicam que deve chover em boa parte do país nos próximos dias, com volumes significativos em todo o Nordeste. Uma Zona de Convergência Intertropical (Zcit) também está levando chuvas para o norte da Região Nordeste.

Veja também:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas