30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Estudantes baianas utilizam cascas de frutas para tratar água contaminada

Mais Lidas

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) divulgou nesta terça-feira (20) que estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari, com intuito de buscar soluções para a crise hídrica, avaliaram a eficácia das cascas de frutas no tratamento da água poluída.

De acordo com informações da Secti, as jovens Karen Ribeiro e Kevillyn da Silva, sob orientação do professor Gabriel Luiz dos Santos, explicam que esses estudos são fundamentais, já que o descarte de substâncias tóxicas na água causa um problema de contaminação mundial. “Ao compreender que os metais pesados têm características como elevados níveis de reatividade e bioacumulação, buscamos uma solução com custo-benefício para remoção deles”, afirma Karen.

Anúncio

O projeto, que até o momento constatou êxito com cinco cascas de frutas, como banana nanica, laranja, maçã, coco verde e abacaxi, apresentou maior valência com a banana. Para o desenvolvimento do biossorvente, as cascas são selecionadas, cortadas em tiras e expostas à secagem orgânica. Em seguida, são trituradas e o Ph é avaliado.

Nas etapas finais, ocorre a análise granulométrica e a remoção dos metais. Karen explica que a passagem dos íons metálicos presentes na água para a superfície de um resíduo sólido orgânico é chamada de adsorção. Ela age como sítio ativo, capaz de atrair os metais.

Para o futuro, a dupla pretende aprimorar os métodos de adsorção e promover o que consideram uma opção economicamente viável. “Nosso projeto almeja viabilizar os conhecimentos sobre a capacidade vital dos resíduos das frutas e como eles podem ser utilizados”, revela.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas