19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista ainda não recebeu vacinas contra a dengue

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista informou nesta terça-feira (27) que o município não faz das 115 cidades baianas escolhidas pelo Ministério da Saúde (MS) para receber a vacina contra a dengue, por não atender ao critério de alta transmissão exigido pelo Ministério. Como não foi classificado, não há previsão para recebimento de doses do imunizante.

De acordo com a Secretaria, através do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue, em razão da menor oferta de doses da vacina disponíveis para o ano de 2024, o Governo Federal priorizou os municípios com mais 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos (2013 a 2022), independentemente do porte populacional, e com maior predominância da dengue de sorotipo 2, a exemplo de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. Em todo o país, 500 municípios foram escolhidos. A estratégia foi definida a partir da análise das chamadas Regiões de Saúde.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde do município, no período em que o estudo foi realizado, o município não tinha registro de alta transmissão, não atendendo, portanto, aos critérios estabelecidos pelo Ministério. Ressaltando que o público-alvo, nesse momento, são crianças de 10 e 11 anos.

Plano de Contingência

Sem acesso ao recurso preventivo da vacina contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações de prevenção e cuidado em todo o município, e decretou, no último dia 20, Situação de Emergência em Saúde Pública em Vitória da Conquista.

Segundo o boletim epidemiológico das arboviroses divulgado nesta segunda-feira (26), desde o início deste ano já são 3.494 casos notificados por suspeitas de dengue, zika ou chikungunya, com 564 confirmados laboratorialmente e dois óbitos por suspeita de dengue grave, que ainda aguardam investigação da Câmara Técnica do Estado.

Entre as ações de enfrentamento estão a intensificação do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, com mutirões de limpeza, coleta de pneus, campanhas educativas e os bloqueios com bombas costais nos locais com maior incidência de focos do mosquito.

E para ampliar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue, a partir de ontem (26), quatro Unidades de Saúde da Família passaram a funcionar como sentinelas para atendimento desses casos. São elas: Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade.

O atendimento acontece no turno vespertino e noturno, das 14h às 22h, de forma prioritária aos pacientes considerados fichas verdes e azuis com sintomas de dengue ou de síndrome respiratória.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas