21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Feira de Artesanato da Bahia será de 2 a 5 de maio

Mais Lidas

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) informou que o Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) será realizado entre 02 a 05 de maio. O evento é uma realização do Governo da Bahia por meio da Setre/Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA). O festival ocupará espaços do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, com exposições, comercialização de produtos e atrações musicais como Chico César, Geraldo Azevedo, Vanessa da Mata e Baiana System.

De acordo com informações da Setre, o Fenaba inclui, também, desfiles de moda artesanal, festival gastronômico de culinária preta do Pelourinho, manifestações culturais, shows e programação infantil. Estão previstas, ainda, rodadas de negócio e cursos de qualificação para aspirantes ao ofício de artesã (ão) durante o evento, realizado em parceria com a Associação Fábrica Cultural, com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e produção da Pau Viola.

Vagas

A relação provisória de artesãos (ãs) e entidades representativas selecionados no edital de chamamento público 001/2024 para participação no 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – Fenaba, foi divulgada no último dia 23/02 e está disponível no site da Setre, no menu à esquerda ‘editais e chamadas’. A lista definitiva com nome e convocação dos selecionadas será publicada nesta quarta-feira, 06, também no site e na rede social @fenabahia.

São 290 vagas distribuídas entre as 20 Rotas do Artesanato da Bahia, respeitando a proporcionalidade de artesãos que possuam a Carteira Nacional de Artesã (ão) em cada área, e 20 vagas para artesãos de municípios fora da Rota, perfazendo um total de 310 vagas.

Artesãos (ãs) representantes dos povos originários da Bahia e quilombolas terão 40 vagas, sendo 20 para cada representação. Outras 50 vagas são destinadas às mestras e mestres artesãos da Bahia, que estão dispensados de avaliação, mas devem informar a Setre/CFA o interesse na participação do evento.

Participaram da seleção artesãs e artesãos individuais e entidades representativas (associações, cooperativas e grupos de produção artesanal). No caso de artesãos individuais, são residentes na Bahia, maior de 18 anos de idade e com inscrição no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e Carteira Nacional de Artesão (ã) dentro do prazo de validade. Já as entidades representativas estão legalmente constituídas no estado (para associações e cooperativas) e com representante legal também inscrito no Sicab.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas