25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Cinquenta cidades da Bahia estão sob alerta de chuvas intensas nesta sexta e sábado

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos no Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu um aviso meteorológico englobando 50 municípios das regiões Extremo Oeste, Centro Sul e Vale São Franciscano da Bahia.

O alerta amarelo, classificado como de perigo potencial, indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h.

Anúncio

O alerta também engloba mais de 432 municípios dos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Ele começou a vigorar às 10h15 desta sexta-feira, 22 de março, e segue vigente até 10h deste sábado (23).

Veja os municípios da Bahia em alerta: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibotirama, Igaporã, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pilão Arcado, Pindaí, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Urandi e Wanderley.

Outros alertas

Em todo o país, são cinco alertas vigentes, sendo três amarelos, um laranja e outro vermelho, de grande perigo, englobando 417 municípios do Rio de Janeiro e de partes de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Autoridades de defesa civil e meteorologia estão mobilizados para tomar medidas para mitigar os danos da chuva, que pode chegar superior a 60 milímetros por hora (mm/h) ou maior que 100 milímetros por dia (mm/dia).

Veja todos os alertas vigentes

Previsão até o fim do mês para a Bahia

De acordo com as previsões dos principais modelos, as chuvas dos próximos dias devem se concentrar no Extremo-Oeste do estado, com possibilidade de acumulados de chuva de até 70 mm até o fim do mês de março. No litoral, os acumulados no perímetro devem podem alcançar os 50 mm, com maiores volumes esperados para as áreas próximas a Salvador.

No restante da Bahia, os volumes esperados são inferiores a 20 mm, com chances de temporais isolados e estiagem nas áreas mais centras do estado.

Precauções

Em situações de emergência, como enxurradas ou outros perigos, é crucial adotar medidas preventivas para garantir sua segurança e a de seus pertences, como desligar imediatamente aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.

Protejer documentos importantes e objetos de valor em sacos plásticos para prevenir danos causados pela água também é fundamental. Se a situação de perigo for iminente, não hesite em procurar um local seguro e abrigado, evitando permanecer ao ar livre.

Para informações adicionais e orientações específicas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas precauções podem fazer uma diferença significativa na segurança durante momentos críticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas