Anúncio
Segurança Pública

Governo da Bahia criou três novos batalhões de Polícia Militar em Brumado, Salvador e Vera Cruz

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

O Governo da Bahia criou três novos batalhões de Polícia Militar, sendo em Salvador, no bairro Cajazeiras, e os outros dois nas cidades de Brumado e Vera Cruz. A criação ocorreu por meio de um decreto, assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado na edição desta sexta-feira, 29 de março, do Diário Oficial do Estado.

Agora, a estrutura da PM no estado passa de 21 batalhões para um total de 24, incluído os Batalhões de Ensino Instrução e Capacitação (Beic) e o Batalhão de Eventos (21ºBPME), além dos batalhões de policiamento especializado e das 99 Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM).

Anúncio

Na capital, foi criado o 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), subordinado ao Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC Central), com autonomia administrativa e operacional. De acordo com o decreto, a unidade terá a mesma organização prevista para os batalhões de Polícia Militar e efetivo constituído de acordo com o quadro de organização.

A unidade de Cajazeiras será o segundo batalhão da capital do estado, que também conta com 36 CIPM e outras estruturas da corporação.

No interior, foi criado o 23º BPM, no município de Vera-Cruz, na Região de Nazaré-Maragogipe. A unidade será subordinada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS), também com autonomia administrativa e operacional.

Por fim, o município de Brumado passará a contar com o 24º BPM, subordinado ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).

Ainda segundo o decreto, o comandate-geral da PM está autorizado a adotar as providências necessárias para a efetivação dos novos batalhões, com as alterações no quadro de organização da corporação e adequação das áreas de responsabilidade territorial à nova estrutura decorrente da ativação das unidades criadas.

O decreto não menciona a extinção das CIPM nas localidades onde foram criados os novos batalhões.

Anúncio

Delegacia de Combate à Corrupção

Também por meio de decreto do governador, foi criada a Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). A unidade da Polícia Civil irá atuar contra crimes praticados por meio de contratações prejudiciais ao erário público.

A Deccor, que tem como titular a delegada Larissa Laje, é vinculada à Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO). Trazendo mais eficiência no combate aos crimes desta natureza, a nova Delegacia também terá a colaboração da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e do Núcleo de Repressão e Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos, do Draco.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção faz parte da reestruturação da Segurança Pública na Bahia, que teve início em 2023, e se junta a outras estruturas recém-criadas que proporcionam o desempenho das atividades operacionais e administrativas da polícia judiciária baiana de forma mais moderna e adequada à realidade atual.

A nova estrutura da Polícia Civil da Bahia já contempla a criação de outras unidades e departamentos, entre eles a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), a primeira do Brasil, que substituiu o antigo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau).

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 29 de março de 2024 10:38

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio