20.5 C
Guanambi
18.4 C
Vitória da Conquista

Chuvas devem voltar à maior parte da Bahia nos primeiros dias de abril

Mais Lidas

Os primeiros dias do mês de abril devem ter registros de chuvas em todas as regiões da Bahia. De acordo com os principais modelos internacionais de previsão do tempo, os volumes podem superar os 100 milímetros em algumas localidades, no entanto, algumas áreas do estado podem receber volumes abaixo dos 10 milímetros.

Os prognósticos dos diferentes institutos de meteorologia convergem sobre a alta circulação de umidade sobre o estado, com início nesta segunda-feira, 1º de abril e duração pelo menos até o fim da semana, no entanto, ainda são divergentes em relação à concentração e quantidade de chuva.

As previsões indicam ainda que a volta da chuva ao estado deve proporcionar uma alívio no calor forte que persiste há algumas semanas em muitas cidades.

gfs-deterministic-nebrazil-total_precip_mm-2545200
Previsão GFS até 7 de abril – weatherbell.com

O GFS (Global Forecast System), sistema global de previsão numérica do tempo do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, aponta chuvas acima de 50 mm em toda a faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo até domingo (7), além de toda metade oeste do estado e áreas do litoral, incluindo a Região de Salvador, com possibilidade de até 100 mm em algumas localidades.

Veja também: Inmet divulga previsão até 17 de abril para todo o Brasil

Já o ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts) prevê chuvas mas bem distribuídas em todo o estado, também com acumulados entre 50 e 100 mm na maioria das regiões baianas.

Previsão ECMWF até 7 de abril
Previsão ECMWF até 7 de abril – weatherbell.com

Por fim, o Cosmo, modelo meteorológico utilizado pelo instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica chuva mais concentradas, com acumulados de até 150 mm, apenas em uma faixa próxima às divisas com os estados de Tocantins, Piauí e Pernambuco, além da faixa litorânea ao norte de Salvador. Esta previsão se baseia na persistência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), que tem trazido chuvas volumosas à faixa norte da Região Nordeste há muitos dias.

Para o restante do estado, esta previsão indica apenas chuvas fracas e isoladas, com acumulados abaixo de 10 mm.

previsao cosmo nordeste 7 de abril
Previsão Cosmo até 7 de abril – Inmet

Região de Guanambi

Os modelos ECMWF e GFS indicam mudança nas condições climáticas entre esta segunda-feira (1º) e terça-feira (2). Ao longo da semana, o tempo pode permanecer nublado durante boa parte do dia, com saídas do sol por alguns instantes. Os acumulados previstos pode variar entre 30 e 60 mm em sete dias. Já o Cosmo do Inmet, inclui a região em uma área com chuvas abaixo de 10 mm neste mesmo período.

Previsão de chuva para Guanambi com conjunto de modelos - Fonte: meteoblue.com
Previsão de chuva para Guanambi com conjunto de modelos – o T indica a previsão de maior volume e as barras em azul a média dos volumes previstos – Fonte: meteoblue.com

\Previsão de chuva para Guanambi com conjunto de modelos – Fonte: meteoblue.comNesta segunda-feira, a previsão é de calor, com máxima possivelmente acima dos 35ºC. Com o provável aumento da nebulosidade, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais amenas nos próximos dias, não superando os 32ºC.

As previsões também indicam que o período chuvoso na região ainda não deve acabar com as chuvas previstas para esta semana, havendo ainda possibilidade de mais chuvas significativas na região até os primeiros dias de maio.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas