18 C
Guanambi
15.8 C
Vitória da Conquista

Quatro secretários deixaram os cargos na Prefeitura de Guanambi e duas pastas já têm novos titulares

Mais Lidas

Quatro secretários municipais da Prefeitura de Guanambi deixaram os cargos nesta sexta-feira, 5 de abril. Eles serão candidatos a vereador nas próximas eleições, marcadas para o dia 6 de outubro.

Conforme a legislação eleitoral, quem pretende colocar seu nome à disposição no pleito eleitoral, deve desincompatibilizar dos cargos de primeiro escalão seis meses antes do dia da votação.

Os secretários Fabrício Lopes, do Desenvolvimento Econômico, e Vanderley Florencio, da Agricultura, retornarão às suas cadeiras na Câmara Municipal, deixadas desde o início do mandato para assumir os cargos do executivo.

O ex-prefeito Jairo Magalhães também deixou a Secretaria de Planejamento, pois pretende concorrer ao cargo de vereador, assim como Edileno Oliveira, suplente de vereador que estava no cargo de Secretário de Governo há um mês.

Outro suplente de vereador, Fausto Azevedo, deixou a sub-secretaria de Educação. No entanto, ele foi nomeado para o cargo de coordenador do Departamento Administrativo, da Secretaria Municipal de Educação. Estes cargos de escalões inferiores exigem descompatibilização de três meses.

Mudanças na composição da Câmara

Os suplentes de vereador Cláudio Fiúza e Ana Paula Costa, quinto e sexta suplentes,  deixaram as cadeiras que ocupavam provisoriamente há um mês, ficando a Câmara Municipal com os quinze vereadores eleitos em 2020.

Ana Paula continuará na administração por mais três meses, agora no Departamento Administrativo do 1º Centro, da Secretaria Municipal de Saúde, já que também pretende se candidatar novamente ao cargo de vereadora, assim como Fausto.

Novos secretários

Entre as secretarias desocupadas, duas já tem novos titulares. Na Agricultura, assume Pedro Henrique Pereira de Souza. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico passa a ser ocupada por Alex Jean Moreira Silva. Ambos eram chefes de gabinete das respectivas pastas.

As exonerações dos secretários também proporcionaram outras mudanças em cargos de segundo escalão, conforme decretos publicados na edição do dia do Diário Oficial do Município.

As secretarias de Governo e Planejamento devem ganhar novos secretários nos próximos dias, após decisão do prefeito Nal Azevedo, recém filiado ao Avante, assim como doze dos quinze vereadores da atual legislatura.

Mais vereadores

Por conta do aumento populacional dos últimos anos no município, a Câmara de Guanambi passará a ter 17 cadeiras a partir da próxima legislatura. A medida foi aprovada em setembro do ano passado, com base nos dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas