21 C
Guanambi
14.3 C
Vitória da Conquista

Região Sul do país deve registrar geadas nos próximos dias

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou, na tarde desta terça-feira, 16 de abril, que áreas de instabilidade e uma frente fria estão se deslocando pela Região Sul do Brasil, provocando chuva intensa e tempestades localizadas durante a noite, além da possibilidade de geada nos próximos dias.

De acordo com o órgão, serão atingidas localidades de Santa Catarina e áreas do centro-norte e leste do Paraná. Já o oeste do Rio Grande do Sul terá ar frio e seco devido ao avanço de um sistema de alta pressão atmosférica.

Nas últimas 24h, até as 15h desta terça (16), as estações meteorológicas automáticas do Inmet, localizadas em municípios do Rio Grande do Sul, registraram altos acumulados de chuva. Em Santiago, foi registrado 128 milímetros (mm), em São Luiz Gonzaga a estação marcou 100 mm e, em Caçapava do Sul, o acumulado foi de 93,8 mm.

Para a manhã desta quarta-feira (17), no Paraná, a previsão é de muita nebulosidade e alguns chuviscos. Ao longo da quarta e nos próximos dias da semana, uma nova massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e permite dias ensolarados na maior parte da Região Sul. Entretanto, as noites e madrugadas devem ser de frio nos próximos dias. Já o período da tarde pode ter temperaturas um pouco elevadas.

O Inmet ressaltou que, com o predomínio do ar seco e as noites mais longas, deve ocorrer um rápido resfriamento noturno, com previsão de temperaturas mínimas abaixo dos 5°C, podendo ficar perto de zero nas áreas de baixada das serras.

Figura 1: Temperaturas mínimas (em °C) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) quinta-feira (18/05); (b) sexta-feira (19/05) e (c) sábado (20).
Temperaturas mínimas (em °C) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) quinta-feira (18/05); (b) sexta-feira (19/05) e (c) sábado (20) – Fonte: Inmet

Ainda segundo o Inmet, devido a essa configuração, nas partes mais altas da serra e planalto, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no extremo sul do Paraná, há previsão de geada fraca na madrugada dos dias 18, 19 e 20 de abril, conforme os mapas abairro.

Figura 2: Indicativo de geada (adaptado do modelo Cosmo-Inmet 7Km) para (a) quinta-feira (18),(b) sexta-feira (19) e (c) sábado (20).

O Inmet destacou a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no portal e nas redes sociais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas