21 C
Guanambi
14.3 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista deve registrar muita garoa nos próximos dias e frio pode se intensificar na próxima semana

Mais Lidas

O cenário típico de frio começou a se desenhar em Vitória da Conquista na última semana, após meses de temperaturas acima da média e alguns dias de calor intenso na cidade, apelidada de “Suíça Baiana” pelo clima característico devido à sua localização em altitude de quase mil metros.

Os prognósticos elaborados com base nos principais modelos de previsão indicam que a garoa deve continuar caindo ao longo da semana que se inicia, a qualquer hora do dia ou da noite, resultando em acumulado próximo a 20 milímetros (mm) até sábado (27), muito bem distribuído ao longo dos dias.

Já o frio deve continuar brando pelos próximos dias, com mínimas entre 17ºC e 19ºC e máxima entre 23ºC e 27ºC. No entanto, no início da próxima semana, as precipitações devem diminuir e as mínimas poderão voltar à casa dos 15ºC pela manhã, mas devem se manter na casa dos 25ºC pelas tardes, com amplitude térmica de cerca de 10ºC.

Previsão 14 dias Vitória da Conquista
Gráfico mostra tendências apontadas pelos principais modelos meteorológicos para temperatura e chuva em Vitória da Conquista – Fonte: Meteoblue

Semana mais fria do ano

A última semana foi a mais fria do ano até o momento em Vitória da Conquista, de acordo com os dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Desde o último domingo (14), as temperaturas médias, que estavam próximas aos 23ºC nas semanas anteriores, caíram para menos de 21ºC.

instituto-nacional-de-me-4
Temperaturas máximas, mínimas e médias em Vitória da Conquista em abril – Fonte: Inmet

Na última quinta-feira (18), foi registrada a segunda menor temperatura da semana, de 15,1ºC, logo nas primeiras horas da manhã. Ao longo do dia, a temperatura variou 12,4ºC, com a máxima chegando a 27,5ºC durante a tarde.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas