19.3 C
Guanambi
15.4 C
Vitória da Conquista

Regiões da Bahia devem registrar temperaturas acima da média nesta semana

Mais Lidas

As temperaturas devem ficar elevadas em boa parte da Bahia no decorrer desta semana. Mesmo com o avanço do outono, algumas regiões do estado devem registrar temperaturas altas nos próximos dias.

Alguns modelos meteorológicos indicam que as máximas podem chegar aos 38ºC em algumas cidades das margens do Rio São Francisco já nesta segunda-feira, 13 de maio, como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama.

Também deve fazer calor nas regiões de Barreiras, no Extremo-Oeste, e de Guanambi, no Centro-Sul. Nestas localidades, as máximas podem superar os 35ºC. Já as mínimas devem ficar acima dos 20ºC.

A previsão indica ainda a possibilidade de alívio do calor, com registro de temperaturas mais baixas com a proximidade do fim da semana.

Em Vitória da Conquista, onde a altitude média é superior a 900 metros, as máximas deverão permanecer elevadas até terça-feira (14), podendo chegar próximas aos 30ºC. A partir de quarta-feira (15), a tendência é de queda nas temperaturas, com mínimas entre 16ºC e máximas de 25ºC.

Chuvas

A probalidade de chuvas são pequenas em todo o estado, com alguma chance apenas de pancadas e chuvas isoladas na faixa litorânea, incluindo Salvador, onde os termômetros devem variar pouco ao longo dos dias, entre 25ºC e 27ºC.

Na capital, há previsão de chuvas fracas a partir de quarta-feira.

Chuvas no Sul e calor no Sudeste

O deslocamento de uma frente fria neste começo de semana vai provocar um enfraquecimento no bloqueio atmosférico, que tem atuado desde o começo do mês sobre boa parte do interior do país.

A entrada de ar frio de origem polar sobre o Rio Grande do Sul ajuda a afastar as nuvens carregadas. A chuva vai dar uma pequena trégua aos gaúchos, mas a temperatura caiu muito nos próximos dias e pode ficar abaixo de 0°C nas regiões mais elevadas. O mar agitado e ressaca também são preocupações nos próximos dias.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas