25.6 C
Guanambi
20.5 C
Vitória da Conquista

Dom Josafá Menezes se despediu da Arquidiocese de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Na noite desta segunda-feira (20), fiés católicos de toda a região estiveram na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias para participar da Missa de Envio de Dom Josafá Menezes da Silva.

De acordo com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista, ele se despede oficialmente dos 20 municípios que compõem o território da Arquidiocese de Vitória da Conquista e seguirá para Aracaju, onde assumirá suas novas funções pastorais.

Terceiro arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá se notabilizou pela preservação do patrimônio eclesiástico, onde contribuiu com a construção de novas igrejas e paróquias em pouco mais de quatro anos à frente da arquidiocese local.

O prelado colaborou ainda com diversas iniciativas relacionadas à preservação do patrimônio material e imaterial da cidade junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, a exemplo da revitalização do Cruzeiro e do Cristo de Mário Cravo, entre outros feitos que lhe renderam o título de cidadão conquistense em 2021.

Após a celebração, Dom Josafá procedeu a bênção e a entrega de sua última realização na arquidiocese de Vitória da Conquista: uma galeria situada na lateral da igreja, que abriga um memorial com registros dos primeiros padres que vieram à cidade. O local recebe o nome do primeiro arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, falecido em 2023.

Novo arcebispo

Em março deste ano, o Papa Francisco nomeou Dom Josafá como Administrador Apostólico da arquidiocese de Vitória da Conquista até sua posse canônica como o 5º arcebispo de Aracaju.

Após sua ida, uma administração diocesana composta por um conselho de padres estará à frente da Arquidiocese até que a nomeação do novo arcebispo de Vitória da Conquista seja feita pelo Papa Francisco.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas