19.9 C
Guanambi
16.2 C
Vitória da Conquista

Campanha de vacinação contra poliomielite para crianças menores de cinco anos começa nesta segunda em Guanambi

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Guanambi, inicia a partir desta segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra poliomielite no município.

A imunização tem como público as crianças menores de cinco anos e segue até o dia 14 de junho. O Dia D de intensificação programado para o sábado, dia 8. Os dois tipos da vacina estarão disponíveis, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), para crianças aos dois, quatro e seis meses de vida, e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para crianças de um a menores de cinco anos.

A Poliomielite (Pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves.

“É uma doença eliminada no nosso território, mas é de extrema importância que os pais ou responsáveis busquem os postos de vacinação e completem o esquema vacinal dos seus filhos para evitar que a doença ressurja.”, comenta Leidiane Brito, coordenadora dos serviços de imunização do município de Guanambi, que se reuniu na tarde desta quinta (23), com o secretário de saúde e vacinadores das unidades, para traçar diretrizes da campanha.

O secretário de Saúde Edmilson Júnior, reforçou a importância da vacinação: “A poliomielite é uma doença que pode acarretar danos irreversíveis na locomoção dos pequenos, mas que consegue ser evitada com vacinas disponíveis gratuitamente no município”, reforça o secretário de Saúde Edmilson Júnior.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas