20.9 C
Guanambi
16.6 C
Vitória da Conquista

Após limpeza e revitalização, jacarés e outros animais silvestres começam a ser vistos em lagoa de Vitória da Conquista

Mais Lidas

O Departamento de Equipamentos e Serviços Gerais (Deserg), órgão vinculado à Prefeitura de Vitória da Conquista, informou nesta terça-feira (28) que o processo de limpeza e revitalização da Lagoa das Bateias tem atraído os olhares de quem passa e também dos moradores das imediações.

Conforme informações do Deserg, a aparição de um jacaré nas margens da lagoa foi registrada e rapidamente viralizou nas redes sociais, o que atraiu ainda mais a atenção das pessoas para o local.

A lagoa faz parte do Parque Municipal da Lagoa das Bateias, situado em Zona Urbana, no oeste da cidade, e desempenha um papel importante no ecossistema, visto que é a área da nascente do Rio Santa Rita e de preservação ambiental de fauna e flora do bioma da cidade.

Devido a essa importância, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem se dedicado à limpeza da lagoa e, também, se preocupado com a retirada do esgoto que há anos é direcionado ao leito da lagoa. “Essas são questões que nos preocupam muito, e nós queremos ver a lagoa como ela merece.

Por muitos anos, ficou entupida de taboas que se proliferaram devido à poluição provocada por esgoto jogado na lagoa. Nós temos trabalhado para que isso seja modificado”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

O parque ambiental da Lagoa das Bateias abriga uma enorme diversidade biológica, sendo o habitat natural de inúmeras espécies de aves e répteis, a exemplo de cobras, lagartos e, como foi possível testemunhar, até mesmo de jacarés.

Ainda segundo a secretária, os animais não precisam ser retirados do local, e é comum que, com o processo de limpeza, ocorra a aparição desses bichos que estavam escondidos entre as taboas. Ana Cláudia ainda apelou para que a população se atente para o fato de serem animais silvestres, e que a captura destes se configura crime ambiental.

Para garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local e também a sobrevivência da espécie, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai continuar monitorando a limpeza e vai reforçar a segurança no espaço, em parceria com o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal.

“Nós gostaríamos de alertar que o trabalho feito aqui não está prejudicando o animal, e esse é o habitat natural desse tipo de espécie. Estamos acompanhando a situação, e caso seja necessário, nossa equipe vai fazer a captura do animal e destiná-lo para outra localidade compatível com o habitat que ele vive”, assegurou a responsável da pasta.

O coordenador do Departamento de Equipamentos e Serviços Gerais (Deserg), Lucas Batista, ratificou o compromisso do Governo Municipal com a revitalização do Parque, mas também salientou os cuidados que a população deve ter ao acessar o local.

“Nós não sabemos se o animal é agressivo, portanto, o que a gente orienta é que a população fique atenta, não entre na água, que é imprópria para banho, e desfrute da beleza que é esse espelho d’água”, disse, acrescentando que a Prefeitura ainda vai construir, no local, um pier para que as pessoas possam presenciar o pôr do sol, além de uma área poliesportiva. “A Lagoa das Bateias é hoje um dos principais cartões postais de Vitória da Conquista”, salientou.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória da Conquista

Benefícios para o meio ambiente e para as pessoas

As dependências do parque são utilizadas para fins de lazer e prática de atividades físicas de moradores do loteamento e da população de vários bairros que ficam localizados nas imediações. Outra etapa importante da revitalização consiste na limpeza das margens da lagoa, o que possibilita um maior conforto para quem se exercita ou para quem admira o espelho d’água.

Adriana Dias, Eunice Sousa e Izene Maia são moradoras do bairro Brasil, mas todos os dias comparecem ao local para a prática de caminhada.

Segundo as três, além da importância para o meio ambiente, a limpeza vai proporcionar para elas mais segurança e conforto na hora de se exercitar.

“Antes, com aquele matagal, era muito perigoso. Agora, com a revitalização, vamos nos sentir mais seguras, e também vai ficar muito bonito isso daqui”, afirmou Adriana Dias.

Os arredores da lagoa também são espaços de convivência e encontro das pessoas que residem por ali.

Para os moradores próximos ao local, o pedreiro Márcio Cardoso e o aposentado José Lebrão, que participaram ativamente do processo de construção do loteamento Santa Cruz, há pouco mais de 38 anos, a revitalização do espaço significa mais conforto para suas famílias.

“Essa limpeza vai valorizar o nosso bairro e nossas casas, vai ficar muito bonito e bom para nossos filhos e nossas famílias”, comemorou o aposentado José Lebrão.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas