27.3 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

UFRB oferta 150 vagas em curso de especialização EaD

Mais Lidas

Nesta terça-feira (9) a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o Edital Nº 01/2024 que rege às inscrições para o processo seletivo da Especialização em Ensino de Matemática, na modalidade a distância.

De acordo com a UFRB, são ofertadas 150 vagas para o curso que terá duração mínima de 18 e máxima de 24 meses, com carga horária total de 425 horas.

O público-alvo da especialização são professores(as) de Matemática que estejam atuando no Ensino Médio e egressos(as) dos cursos de Licenciatura de Matemática ou de cursos de graduação em outras áreas, desde que atuem em processos educativos em ambientes escolares ou não escolares relacionados com Matemática.

Os(As) interessados(as) têm até 14 de julho para fazer a inscrição por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), seguindo as orientações do edital.

As vagas ofertadas são distribuídas nos polos de Ilhéus (30 vagas); Itaberaba (30 vagas); Macaúbas (30 vagas); Rio Real (30 vagas); e Vitória da Conquista (30 vagas).

Técnicos administrativos da UFRB, candidatos autodeclarados negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência podem concorrer à reserva de vagas.

A seleção será feita pela avaliação de títulos e experiência e análise da carta de intenções dos(as) candidatos(as). O cronograma do processo seletivo prevê que o resultado final seja divulgado em 5 de agosto.

O curso tem começo previsto para setembro de 2024 e será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com encontros presenciais para os seminários temáticos, realizados nos polos de Ensino a Distância (EaD) em que o(a) estudante se vincular no ato da matrícula.

Estão previstos três encontros presenciais, sendo dois para a realização dos seminários temáticos, ao término de cada um dos períodos que compõem a matriz curricular do curso, e o terceiro para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Sobre o curso

O curso de Especialização em Ensino de Matemática tem como justificativa a urgência de se melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do território de identidade do Recôncavo, na medida em que promoverá a qualificação dos professores, desenvolvendo competências que impactarão no ensino e na aprendizagem da matemática, visando contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re) construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo.

A Especialização é vinculada à Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), em Cruz das Almas.

Em caso de dúvidas os interessados podem consultar o Edital Nº 01/2024, entre em contato através do e-mail: eemat.pro.seletivo.ufrb.2024@gmail.com

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas