Crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar a caderneta de vacinação em todo o Brasil. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis nos postos de saúde do país.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses e repassados R$ 150 milhões para as gestões de saúde locais organizarem as ações nos territórios. Durante o lançamento da campanha de 2025, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a segurança e eficácia das vacinas utilizadas no país.
“Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, só não tiveram meningite, só não tiveram doenças extremamente graves porque, um dia, seu pai e sua mãe enfrentaram situações muito mais difíceis do que hoje para te vacinar – numa época em que as vacinas não estavam todos os dias nas unidades básicas de saúde e, muitas vezes, só chegavam no dia da campanha nacional daquela doença”, disse o ministro.
As vacinas disponíveis incluem BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
Para reforçar a campanha, o Ministério da Saúde utilizará o aplicativo Meu SUS Digital, com expectativa de alcançar 40 milhões de pessoas. A ferramenta é gratuita e disponível para web, iOS e Android, permitindo acesso à Caderneta Digital de Saúde da Criança e acompanhamento da situação vacinal.
O Ministério da Saúde destaca que a campanha é parte de um esforço nacional de recuperação vacinal, com resultados positivos nos últimos anos. Entre 2022 e 2024, houve um aumento de 17% na imunização de crianças menores de dois anos contra a pólio e 40% na vacinação da tríplice viral.
Para combater o sarampo, que registra aumento de casos na América do Norte, o Brasil reforçará a imunização para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade.
No dia 18 de outubro, ocorrerá o Dia D de mobilização, com horário especial de funcionamento dos postos de saúde em todo o país.
“Todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas o 18 de outubro será uma oportunidade estratégica para mobilizarmos, juntamente com estados e municípios, as localidades com maior concentração de crianças, garantindo que todas sejam protegidas durante o Dia D”, finalizou Padilha.
