Foto: Reprodução | Assessoria da Neoenergia Coelba
Mais de 480 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares foram retiradas dos postes na Bahia em 2025

Operação Gatonet ocorre em Salvador, Vitória da Conquista e mais 15 cidades nesta semana

Anúncio

A Neoenergia Coelba iniciou nesta semana a Operação Gatonet em 17 municípios baianos, com o objetivo de remover cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes de energia elétrica. A ação, que segue até a próxima sexta-feira, 17 de outubro, ocorre de maneira simultânea em diversas regiões do estado.

De acordo com a distribuidora, a iniciativa busca reduzir a poluição visual, aumentar a segurança da população e diminuir o risco de incêndios provocados por instalações precárias feitas por provedores não autorizados.

As cidades contempladas pela operação são: Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Cipó, Jaguarari, Paulo Afonso, Remanso, Serrinha, Serrolândia, Barreiras, Ibirapitanga, Igaporã, Ipupiara, Itaberaba, Itambé e Vitória da Conquista.

Segundo a Neoenergia Coelba, os municípios foram escolhidos com base no alto número de operadoras que utilizam os postes sem autorização. Caso essas empresas não regularizem a situação, seus cabos e equipamentos, como caixas de internet, serão removidos.

A companhia explica que o termo “gatonet” se refere a provedores que não seguem os padrões técnicos, não realizam manutenções adequadas e não possuem autorização para utilizar a estrutura elétrica da distribuidora.

Além das ações em campo, foi lançado um portal de consulta pública que permite à população verificar se a operadora de internet contratada está regularizada. A empresa recomenda que os consumidores optem apenas por provedores autorizados, disponíveis no link indicado pela Coelba.

Para as empresas que ainda não se adequaram, a Neoenergia disponibilizou um canal exclusivo de regularização, por meio do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, onde podem ser solicitadas orientações e informações sobre o processo.

A distribuidora lembra que o compartilhamento dos postes entre companhias de energia, telefonia, internet e TV a cabo é regido por Resoluções Conjuntas da Aneel, Anatel e ANP, que exigem regularização, manutenção dos equipamentos e cumprimento de normas técnicas.

Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do Brasil em número de clientes e a maior do Norte-Nordeste, atendendo mais de 6 milhões de consumidores em uma área de 563 mil quilômetros quadrados.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *