O Ministério da Saúde anunciou que mulheres entre 40 e 49 anos poderão realizar mamografias pelo SUS, mesmo sem apresentarem sintomas, em decisão conjunta com o profissional de saúde.
A medida considera que essa faixa etária concentra 23% dos casos de câncer de mama no Brasil, reforçando a importância da detecção precoce para aumentar as chances de cura.
A iniciativa integra um pacote de ações que inclui, ainda, o início do atendimento móvel em 22 estados do país.
Para a médica mastologista e professora da Afya Vitória da Conquista, Dra. Fernanda Silveira, a ampliação do rastreamento é um avanço significativo para a saúde pública.
“A mamografia é o exame de rastreamento mais eficiente, pois permite detectar o câncer nos estágios iniciais. A inclusão da faixa etária de 40 a 49 anos ajuda a reduzir diagnósticos tardios e estágios avançados da doença. É essencial que as pacientes cuidem da saúde, mantenham hábitos de vida saudáveis, pratiquem atividades físicas e tenham acompanhamento de um especialista de confiança”, afirma.
O acompanhamento ginecológico também se fortalece em unidades de ensino e atendimento universitário, integrando assistência à formação acadêmica. Para Dra. Isnaya Araújo, coordenadora do curso de Medicina da Afya Guanambi:
“Nos nossos ambulatórios, realizamos atendimentos preventivos em ginecologia que beneficiam a comunidade e oferecem prática real para os alunos. Essa integração garante cuidado de qualidade e aproxima a universidade das necessidades da população.”
Somente no sudoeste da Bahia, os ambulatórios da Afya em Vitória da Conquista e Guanambi registraram mais de 5 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025, incluindo consultas de ginecologia e saúde da mulher.
No sul do estado, a unidade de Itabuna contabilizou 8.955 atendimentos, sendo 598 voltados à saúde feminina. Os interessados podem agendar consultas ou obter informações pelos perfis do Instagram Afya Conquista, Afya Guanambi e Afya Itabuna.
Em Salvador, a clínica da Afya, localizada na Avenida Tancredo Neves e equipada com 40 consultórios, oferece atendimento gratuito em ginecologia e saúde da mulher.
Sobre a Afya
A Afya é referência em educação médica e soluções para a prática clínica no Brasil, reunindo 38 Instituições de Ensino Superior, sendo 33 com cursos de medicina e 22 promovendo pós-graduação e educação continuada.
Com mais de 3.600 vagas de medicina autorizadas pelo MEC e 20 mil profissionais formados nos últimos 25 anos, a Afya é pioneira em práticas digitais, com ferramentas como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
A empresa foi a primeira de educação médica a abrir capital na Nasdaq, em 2019, e recebeu prêmios do Valor Econômico, incluindo Valor Inovação (2023) e Valor 1000 (2021, 2023 e 2024). O CEO Virgílio Gibbon também foi reconhecido como melhor executivo na área de Educação pelo prêmio Executivo de Valor (2023).
Em 2024, a Afya passou a integrar o programa Liderança com ImPacto, do Pacto Global da ONU no Brasil, representando a ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
