Foto: Reprodução | Agência Brasil
Prefeitura de Palmas de Monte Alto abriu concurso público

Governador vai anunciar novas vagas para concursos em evento nesta terça-feira

Anúncio

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, vai anunciar nesta terça-feira, 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público, a abertura de novas seleções para o funcionalismo estadual. O evento será realizado às 16h30, no Auditório Zezéu Ribeiro, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Além do anúncio, a cerimônia também marcará a entrega do 12º Prêmio de Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público Estadual, que reconhece servidores que desenvolvem projetos voltados à valorização e inovação no serviço público, contribuindo para a melhoria da gestão e do atendimento à população.

Acompanhe o evento ao vivo:

De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2026, vários concursos estão previstos para serem realizados nos próximos meses e devem ser confirmados oficialmente durante o evento. Entre os órgãos contemplados, estão secretarias estaduais, universidades e autarquias.

Na Administração Direta, a estimativa de vagas é a seguinte:

  • Procuradoria-Geral do Estado (PGE): 110 vagas;
  • Secretaria de Administração (Saeb): 40 vagas;
  • Secretaria da Fazenda (Sefaz): 200 vagas;
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur): 40 vagas;
  • Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): 40 vagas;
  • Secretaria do Meio Ambiente (Sema): 55 vagas.

Já na Administração Indireta, os concursos previstos incluem:

  • Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab): 200 vagas;
  • Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema): 55 vagas;
  • Universidade do Estado da Bahia (Uneb): 20 vagas;
  • Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS): 99 vagas;
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc): 130 vagas;
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb): 20 vagas;
  • Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM): 60 vagas;
  • Concurso da Polícia Civil deve sair ainda em 2025.

Outro destaque entre as seleções aguardadas é o novo concurso da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), que pode ter edital publicado ainda este ano, segundo o delegado-geral André Viana.

“A gente torce para que seja o quanto antes. É uma premissa, e esperamos realmente que seja lançado este ano”, afirmou o delegado-geral.

Embora o número de vagas ainda não tenha sido confirmado, a estimativa inicial é de mais de mil oportunidades, distribuídas entre os cargos de delegado e investigador.

Em janeiro de 2025, o governo estadual já havia sancionado a criação de 2.397 novos cargos na estrutura da Polícia Civil, o que deve contribuir diretamente para a realização do novo certame.

Ainda não há definição sobre se o concurso seguirá as novas diretrizes da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, que unifica os cargos de agente e escrivão na carreira de oficial investigador de polícia.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *