Previsão de chuva acumulada (28 de outubro a 04 de novembro de 2025). Fonte: Inmet
Previsao Inmet 4 de novembro

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o Brasil até 4 de novembro

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), divulgou nesta terça-feira, 28 de outubro, o Informativo Meteorológico N° 41/2025, detalhando as condições observadas recentemente e a previsão do tempo para a semana seguinte.

O informe traz um alerta importante sobre a concentração de chuvas volumosas em regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com acumulados que podem ultrapassar 200 mm em Minas Gerais e 150 mm no Paraná. Por outro lado, o Nordeste e o Norte seguem sob forte calor, com temperaturas máximas que podem superar os 36°C e baixa umidade relativa do ar.

A previsão de precipitação abrange o período de 28 de outubro a 4 de novembro de 2025, enquanto a de temperatura cobre os dias 27 a 31 de outubro de 2025.

Previsão Detalhada para as Regiões (28 de Outubro a 04 de Novembro)

Região Norte

A maior parte da Região Norte deve ter áreas de instabilidade concentradas. Os volumes de chuva devem ser especialmente altos no Amazonas, onde a previsão indica acumulados que podem superar 100 mm. Chuvas significativas também são esperadas para o Acre, norte de Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará.

Em contraste, estados como Amapá, Tocantins e as regiões norte e leste do Pará devem registrar acumulado médio de chuva abaixo de 10 mm, com indicativo apenas de chuvas localizadas. A umidade relativa do ar, embora geralmente elevada na região, pode atingir níveis abaixo dos 30% no Amapá, Tocantins, norte e leste do Pará.

Região Nordeste

Para a maior parte do Nordeste, a previsão é de chuvas isoladas, concentradas principalmente nas áreas litorâneas da Bahia, Sergipe e Alagoas, além de pancadas isoladas no centro-norte do Maranhão. Os maiores acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 10 mm, esperados para o litoral sul da Bahia.

O maior destaque da semana é a manutenção dos baixos índices de umidade relativa do ar na parte norte e oeste da região, com valores que ficam abaixo de 30% e, pontualmente, podem cair abaixo de 20% no oeste da Bahia.

Região Centro-Oeste

A região deve experimentar chuvas bem distribuídas. Em Mato Grosso, a chuva inicia no norte, com volumes abaixo dos 100 mm até o dia 31, e avança para áreas mais ao sul a partir do dia 29, onde pode acumular até 60 mm no centro-sul do estado ao fim da semana. O Mato Grosso do Sul tem a previsão de volumes mais expressivos, acima dos 100 mm. No sul de Goiás, os volumes podem chegar a 60 mm, e o Distrito Federal deve ter aumento das chuvas em forma de pancadas ao longo da semana.

A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30%, sobretudo no leste do Mato Grosso, norte de Goiás e no Distrito Federal.

Região Sudeste

A semana será marcada por bastante chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e, em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e centro-sul do estado. A aproximação de sistemas frontais deve favorecer acumulados superiores a 80 mm em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O alerta de maior volume se concentra no centro-sul de Minas Gerais, onde são previstos acumulados de mais de 200 mm.

O interior de São Paulo e Minas Gerais deve registrar baixos índices de umidade relativa do ar, com valores inferiores a 30%.

Região Sul

A chuva na Região Sul estará dividida em episódios: o primeiro até o dia 29, mais concentrado no litoral, e o segundo, que começa pelo oeste no dia 1 e avança sobre toda a região até o dia 3 de novembro. São esperados acumulados expressivos, especialmente no Paraná, onde os volumes devem ultrapassar 150 mm. A umidade relativa do ar deve ficar baixa em poucos momentos, abaixo de 40%, nas tardes dos dias 30 e 31 de outubro, e 1 e 3 de novembro.


Previsão de Temperaturas (27 a 31 de Outubro)

A previsão indica temperaturas máximas elevadas em grande parte do centro-norte do Brasil ao longo da semana.

Região Temperaturas Máximas Temperaturas Mínimas
Norte Seguem elevadas, podendo superar 34°C (principalmente norte do Pará, Amapá e Tocantins). Elevadas, em torno de 24°C a 26°C, com áreas acima de 26°C.
Nordeste Elevadas na maior parte, com destaque para o oeste da Bahia, interior do Maranhão e Piauí, onde devem permanecer acima dos 36°C. Litoral leste entre 26°C e 28°C. Variam entre 20°C e 26°C na maior parte. Áreas mais elevadas da Bahia e Pernambuco entre 16°C e 20°C.
Centro-Oeste Elevadas, variando entre 30°C a 36°C. Sul do Mato Grosso do Sul terá máximas em declínio (22°C a 26°C). Entre 20°C e 24°C na maior parte. Centro-sul do Mato Grosso do Sul em declínio (12°C e 18°C).
Sudeste Inicia com 28°C a 30°C (Triângulo Mineiro, oeste de MG, norte de SP). O centro-leste de SP, sul de MG e RJ terão máximas mais amenas (16°C a 20°C) entre 29 e 30 de outubro. Em declínio no leste da região (14°C e 18°C).
Sul Amenas (14°C a 26°C), com elevação no dia 31 de outubro para 26°C a 28°C. Entre 8°C e 18°C. Possibilidade de geada nas regiões serranas até o amanhecer do dia 30.

Resumo das Condições Observadas (23 a 27 de Outubro)

Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025, os maiores volumes de chuva, superiores a 30 mm, foram registrados no sudoeste do Amazonas, centro-norte do Acre e centro-oeste da Bahia.

Destaques de Precipitação:

  • Norte: Os maiores totais ocorreram em Feijó (AC) com 51,6 mm, Lábrea (AM) com 42,0 mm, e Codajas (AM) com 33,4 mm.
  • Nordeste: Os acumulados de chuva ficaram abaixo de 10 mm na maior parte, exceto Bahia, Maranhão e Piauí, que tiveram volumes acima de 20 mm. Cruz das Almas (BA) registrou 23,8 mm.
  • Centro-Oeste: Destaque para Mato Grosso do Sul, com Maracaju (MS) registrando 61,8 mm, Amambai (MS) 56,2 mm e Rio Brilhante (MS) 55,4 mm.
  • Sul: Os maiores volumes foram observados no extremo sudoeste do Rio Grande do Sul. Quarai (RS) registrou 55,2 mm.

Temperaturas e Umidade Extrema:

As temperaturas máximas permaneceram elevadas no Centro-Norte do Brasil, superando 38 °C no Tocantins, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso. Entre 24 e 25 de outubro, foram registradas: 40,4 °C em Águas Claras (MS), 40,3 °C em Porto Murtinho (MS) e 39,6 °C em Carolina (MA).

Por outro lado, as temperaturas mínimas mais baixas foram registradas no dia 26 de outubro no Sul e Sudeste, com destaque para: São José dos Ausentes (RS) com 2,7 °C, Maria da Fé (MG) com 3,6 °C, e Campos do Jordão (SP) com 4,6 °C.

Diversas localidades observaram umidade relativa mínima abaixo de 20%, incluindo Tocantins (Santa Rosa, 17%), Piauí (Oeiras, 13%), Goiás (Paraúna, 15%) e Minas Gerais (Montes Claros, 14%).

O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais, disponíveis em suas plataformas.

Veja o Informativo Meteorológico nº41/2025 na íntegra

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *