O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos por meio do Programa Mulheres Mil, que visa promover a inclusão social e o fortalecimento da autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As oportunidades estão disponíveis nos campi Santa Inês e Valença, ambos na Bahia.
Em Santa Inês, são 40 vagas para o Curso de Qualificação Profissional para Salgadeira, na modalidade presencial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de outubro de 2025, das 13h30 às 17h, na Secretaria do IF Baiano, Campus Santa Inês, com o auxílio de um servidor.
No ato da inscrição, as candidatas devem preencher o formulário e apresentar originais e cópias dos documentos exigidos em edital, como RG, CPF, comprovante bancário, comprovante de inscrição no CadÚnico ou cartão Bolsa Família, além dos anexos específicos, questionário socioeconômico e termo de consentimento de imagem.
O curso tem carga horária de 160 horas e duração de dois meses, com início previsto para 14 de outubro de 2025. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, em dois turnos: vespertino (13h às 17h) e noturno (19h às 23h), no campus localizado na BR-420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural. As atividades têm como foco capacitar as participantes na produção de salgados, bolos, pães e pizzas, seguindo boas práticas de higiene e manipulação de alimentos.
As estudantes selecionadas terão direito a uma Bolsa Formação de R$ 350 mensais durante os dois meses de curso, concedida no âmbito do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O benefício será pago apenas em conta bancária em nome da aluna e exige frequência mínima de 80% das aulas.
Já em Valença, o IF Baiano oferece 30 vagas para o Curso de Formação Inicial em Operadora de Computador, também presencial e gratuito. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro de 2025, na Secretaria do campus Valença, localizada na Rua Glicério Tavares, s/nº, Bairro Bate Quente, nos horários de 8h às 12h e 13h às 17h.
Podem se inscrever mulheres a partir de 16 anos, com ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano) e sem vínculo empregatício formal. No momento da inscrição, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, dados bancários em conta própria, além do comprovante de inscrição no CadÚnico ou cartão Bolsa Família, o questionário socioeconômico e o termo de consentimento de imagem.
Com 160 horas de carga horária, o curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, entre novembro de 2025 e janeiro de 2026. O objetivo é capacitar as alunas para atuar como operadoras de computador, com domínio de sistemas operacionais, aplicativos de escritório e recursos da internet.
Assim como em Santa Inês, as estudantes de Valença receberão uma bolsa mensal de R$ 350, condicionada à frequência mínima de 80%.
