Mais quatro consórcios públicos da Bahia foram certificados pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA) nesta quinta-feira, 30 de outubro.
A entrega dos certificados aconteceu durante a abertura da 2ª edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, evento que também marcou a premiação dos vencedores do 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia.
Receberam a certificação os consórcios públicos dos territórios do Recôncavo, Bacia do Paramirim, Piemonte Norte do Itapicuru e Alto Sertão. Com o reconhecimento, os empreendimentos que já possuíam registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) passam a poder comercializar seus produtos em todo o estado, ampliando mercados, fortalecendo a economia rural e garantindo mais segurança e qualidade alimentar aos consumidores baianos.
“Iniciamos a 2ª edição do Festival e inovamos com o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, uma agenda positiva que valoriza quem produz queijos e derivados lácteos de excelência. Isso é fruto de uma política pública construída em parceria com os consórcios públicos. Hoje já temos 406 municípios certificados com o SIM e avançamos com o Susaf-BA, cuja lei foi aprovada em 2024”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
Durante a abertura do evento, o Consórcio Chapada Forte também concedeu a certificação do SUSAF-BA ao Laticínio Fazenda Bantu, de Itaberaba. O produtor Bianor Neto, responsável pela marca de queijos e iogurtes artesanais Bantu, comemorou o novo alcance de mercado: “Antes, vendíamos nossos produtos apenas para 28 municípios. Com o Susaf-BA, agora podemos comercializar em toda a Bahia.”
Representando o Consórcio Alto Sertão, Claudete Lélis, coordenadora de Contratos e Convênios, celebrou a adesão ao sistema e ressaltou o compromisso da equipe técnica com o desenvolvimento regional: “Estamos empenhados em fortalecer os empreendimentos locais e garantir segurança alimentar, ampliando o acesso ao mercado. Parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa que permite aos agricultores familiares alcançar tanto o mercado institucional quanto o formal.”
O SUsaf-BA assegura padrões sanitários rigorosos e reforça a credibilidade dos produtos da agricultura familiar, promovendo a valorização do trabalho das famílias do campo. Ao escolher produtos certificados, os consumidores contribuem para o fortalecimento da economia local e para a permanência das famílias na zona rural.
