Durante o II Congresso Internacional de Saneamento Rural (II Sanea Brasil), realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade de Petrolina (PE), o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), professor Jacques Antonio de Miranda, firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para a criação da Rede Vocacional Tecnológica em Saneamento Ambiental.
O acordo também foi assinado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Juazeiro, pela Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF/FACAPE) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
De acordo com a UFOB, o principal objetivo da iniciativa é qualificar tecnicamente e promover a formação continuada de profissionais e agentes que atuam na cadeia do saneamento básico, com foco especial em municípios que apresentam baixos índices de cobertura dos serviços.
II Sanea Brasil
Com o tema “Mudanças Climáticas: Um Novo Desafio para o Saneamento Rural”, o II Sanea Brasil foi organizado pela Univasf, com apoio do Ministério das Cidades, e vem se consolidando como um dos principais espaços de discussão sobre políticas públicas e soluções sustentáveis voltadas para o saneamento no meio rural.
A programação do evento contou com palestras, minicursos, painéis temáticos, apresentações de trabalhos, visitas técnicas e até um show musical. Paralelamente, ocorreu a Exposanea – Feira Internacional de Soluções para o Saneamento Rural, que reuniu dezenas de expositores com propostas voltadas ao saneamento, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Representando a UFOB, o professor Cesar Aquino e estudantes do Grupo de Extensão e Pesquisa da UFOB (GEPFRUT), do Centro Multidisciplinar de Barra, também participaram das atividades.
O reitor Jacques Antonio de Miranda destacou a relevância do evento e da parceria firmada:
“Um evento muito importante, tanto para estreitar as relações interinstitucionais como também para conhecer o que está sendo realizado em prol do saneamento rural. Tivemos uma experiência boa durante essa semana, com a oportunidade de assinar esse Acordo de Cooperação Técnica e espero que estejamos juntos no próximo ano novamente, já apresentando frutos dessa cooperação.”
Com a criação da Rede Vocacional Tecnológica em Saneamento Ambiental, as instituições parceiras pretendem fortalecer ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao saneamento rural e à promoção do desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro.
