O Governo da Bahia convocou 606 policiais militares da reserva remunerada, incluindo 84 oficiais, para reforçar atividades de apoio à segurança pública no estado. A medida foi formalizada por decreto publicado nesta quarta-feira, 5 de novembro, no Diário Oficial do Estado, com os nomes dos convocados.
De acordo com o decreto, os reservistas exercerão, temporariamente, funções de Motorista Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Apoio Logístico e Almoxarifado, Auxiliar de Informática e Guarda de Quartéis da Polícia Militar. As convocações envolvem policiais vinculados a unidades de todo o estado.
A convocação libera efetivo da ativa para o policiamento nas ruas e integra o conjunto de ações anunciado pelo governo para ampliar o efetivo, modernizar estruturas e aprimorar a tecnologia na área de segurança pública.
Na terça-feira (4), o governador Jerônimo Rodrigues detalhou medidas em curso e previstas: concursos com 750 vagas para a Polícia Civil, convocações de 85 oficiais da PM, 41 do Corpo de Bombeiros e 153 policiais penais, além da entrada em serviço de 2 mil novos policiais militares até o fim do ano e o chamamento de 600 reservistas da PM.
Também estão previstas a entrega de 500 novas viaturas até dezembro de 2025, a construção de 66 unidades operacionais das forças policiais e a ampliação em 1.756 vagas do sistema prisional.
O plano inclui ainda Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM, nova sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), aquisição de drones para monitoramento de grandes eventos e equipamentos periciais (como análise de adulteração de combustíveis e bebidas). Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a meta é fortalecer a integração entre as forças e acelerar a resposta em todas as regiões do estado.
De acordo com o governo, desde 2023, foram aplicados mais de R$ 1 bilhão em unidades, equipamentos e tecnologia. No período, foram incorporados 7.300 novos agentes entre concursos e convocações; 2.084 policiais militares e 422 bombeiros estão em formação.
O estado entregou 6.300 viaturas, 20 mil coletes balísticos, 3.787 armas de grosso calibre e um helicóptero para o Corpo de Bombeiros. O Centro de Operações Integradas conecta 19 unidades e o reconhecimento facial em 81 municípios resultou em mais de 3.700 prisões no primeiro semestre de 2025.
Há ainda expansão do uso de câmeras corporais e ações de prevenção com o Bahia Pela Paz, que abre escolas nos fins de semana para atividades de esporte e cultura, além de novos equipamentos sociais como Casas da Mulher Brasileira e Centros Comunitários pela Vida (CONVIVE).
A convocação dos 600 policiais da reserva remunerada passa a vigorar com a publicação do decreto e integra o calendário de ampliação e reorganização do efetivo previsto pelo Estado para 2025.
