Foto: Tiago Marques | Agência Sertão
Destaque Guanambi céu

Acumulado de chuva em Caetité foi dez vezes maior do em Guanambi nos últimos dias

Anúncio
Anúncio

Distantes cerca de 40 quilômetros e separados pela Serra Geral, Caetité e Guanambi tiveram comportamento bem diferente em relação à chuva nos últimos dias.

Enquanto Caetité registrou cerca de 190 milímetros (mm) desde sexta-feira (7), de acordo com pluviômetros da prefeitura, Guanambi somou apenas 19 mm na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Aeroporto Isaac Moura Rocha. No pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, o acumulado no mesmo período foi de 21 mm.

Na prática, Caetité recebeu aproximadamente dez vezes mais chuva que Guanambi no intervalo analisado.

Em Guanambi, algumas áreas da zona rural registraram pancadas mais expressivas. Mas a maior parte do município segue com pouca precipitação. Os acumulados são considerados insuficientes para recompor até mesmo a umidade do solo, permanecendo secas a maior parte das aguadas.

As chuvas na Serra Geral, porém, foram suficientes para reviver os rios que formam o Rio Carnaíba de Dentro e renovar o escoamento até o lago da Barragem de Ceraíma. O reservatório opera em torno de 33% da capacidade e, segundo avaliação inicial, esse episódio de chuva não deve alterar de forma significativa o volume armazenado.

Mesmo assim, o escoamento foi importante para recompor o leito dos cursos d’água e encher pequenos reservatórios ao longo da sub-bacia. Essa recarga prévia facilita a retenção de água nas próximas chuvas, reduzindo perdas por infiltração inicial e melhorando a resposta do sistema hídrico em eventos futuros.

A água da barragem é usada para irrigação e para complementação do Sistema Adutor do Algodão, responsável pelo abastecimento em várias cidades da região.

Enxurradas e danos em mais de 60 pontos de Caetité

Em Caetité, a combinação de relevo acidentado e chuva intensa resultou em danos em vários bairros. No início da tarde de sexta-feira (7), foram mais de 85 mm em pouco mais de uma hora, provocando enxurradas fortes nas vias mais íngremes e alagamentos nas áreas mais baixas da cidade.

Levantamento da prefeitura apontou mais de 60 pontos com danos. Entre os problemas registrados estão ruas com calçamento destruído; redes de esgoto expostas ou rompidas; meios-fios arrancados; árvores caídas e trechos de pavimentação comprometidos;

No município também houve desabamentos parciais de imóveis e algumas famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas em áreas mais afetadas.

A administração municipal informou que equipes seguem em campo para recuperar os pontos danificados e prestar assistência às famílias atingidas pelas enxurradas, com ações emergenciais em infraestrutura e apoio social.

Maiores acumulados

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que, nas últimas 96 horas, Caetité ficou entre os locais com maior volume de chuva na Bahia.

Entre as cidades com pluviômetros em funcionamento, os maiores acumulados aparecem em:

  • Nova Canaã – 96 mm
  • Rio do Pires – 86 mm
  • Licínio de Almeida – 85 mm
  • Dom Basílio – 84 mm
  • Vitória da Conquista – 80 mm
  • Barra da Estiva – 62 mm
  • Barra – 58 mm
  • Livramento de Nossa Senhora – 57 mm
  • Candiba – 54 mm
  • Aracatu – 49 mm

Os dados reforçam o padrão recente de chuvas mais concentradas em áreas de serra e de transição de relevo, com volumes menores em partes do semiárido.

*dados das estações do Inmet se referem ao dia atual e do Cemaden às últimas 96 horas

Previsão do tempo: trégua parcial e retorno da chuva a partir do dia 19

A previsão para os próximos dias indica que a probabilidade de chuva deve diminuir na região de Guanambi e em boa parte do interior da Bahia. A exceção é o litoral, onde ainda pode chover de forma mais frequente, sobretudo na faixa entre Salvador e Ilhéus, com maior concentração dos volumes na região da capital.

Eventualmente, algumas áreas do Oeste e de toda a faixa leste do estado ainda podem registrar pancadas isoladas.

A partir do dia 19, os modelos indicam retorno gradual das chuvas generalizadas ao interior, com chances de volumes mais elevados nas regiões de Barreiras, Guanambi, Vitória da Conquista e todo o Sul do estado, além de partes das regiões de Irecê, Jacobina e Juazeiro.

Enquanto isso, produtores rurais e gestores de recursos hídricos seguem em alerta, acompanhando tanto os acumulados de chuva quanto a evolução do nível de reservatórios como a Barragem de Ceraíma, ainda em patamar considerado baixo para a época do ano.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *