Foto: Reprodução | Sefaz-BA
Prazo para adesão ao Refis do IPVA na Bahia encerra no fim de novembro

Veículos com placas de finais 3 e 4 têm desconto de 8% no IPVA até o fim do mês

Proprietários de veículos na Bahia com placas de finais 3 e 4 podem obter desconto de 8% no IPVA ao pagar o tributo em cota única até 29 e 30 de abril, respectivamente. O abatimento vale para o calendário de vencimentos do imposto neste mês.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), para tirar dúvidas e solicitar orientações, o contribuinte pode usar o Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), disponível em www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para 0800 071 0071 (telefone fixo) e 71 3319-2500/2501 (celular ou fixo).

Também é possível parcelar o IPVA em cinco vezes, sem desconto. Para aderir, é necessário pagar a primeira cota na mesma data de vencimento do desconto de 8%: dia 29 para placa final 3 e dia 30 para placa final 4.

Neste mês, vence ainda a segunda parcela para quem optou pelo parcelamento em março. Para esses contribuintes, a placa de final 1 tem vencimento em 29 de abril, e a de final 2 em 30 de abril.

Conforme informações do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), quem optar pela cota única com 8% de desconto pode quitar o tributo via Pix pelo portal www.ba.gov.br, acessando com usuário e senha e solicitando o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”.

O pagamento também pode ser realizado pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob. Para consultar a tabela de pagamento no site da Sefaz-Ba, basta entrar em “Inspetoria eletrônica”, “IPVA” e “Calendário”.

Pagamento antecipado

Até 25 de fevereiro, contribuintes do IPVA na Bahia puderam quitar o imposto com desconto de 15% para pagamento em cota única. A opção foi escolhida por quase 520 mil proprietários de veículos.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o volume de pagamentos antecipados corresponde a um quinto da frota tributável do estado, estimada em 2,7 milhões de veículos.

O diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, informou que houve crescimento de 19,8% no total de veículos emplacados com antecedência em 2026, na comparação com 2025. Segundo ele, 357.649 moradores do interior e 161.997 da capital pagaram o IPVA antecipado.

Alertas do Detran

O Detran-Ba alerta que o licenciamento completo do veículo inclui outros itens além do IPVA. Para o automóvel estar regularizado, é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver.

Outro alerta do Detran-Ba é sobre o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado ao endereço do contribuinte e deve ser impresso ou salvo em arquivo digital no celular.

O cidadão pode imprimir e guardar o CRLV-e para apresentar quando necessário e manter o arquivo no aparelho. A emissão do CRLV-e também pode ser feita pelo portal www.ba.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *