Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil
Urna eletronica eleicoes 2026

PSD aprova 41 candidatos na Bahia e é primeiro partido a registrar ata de convenção no TSE

O Partido Social Democrático (PSD) aprovou 41 candidatos para disputar as eleições de 2026 na Bahia, sendo 24 nomes para deputado federal e 17 para deputado estadual. O partido também foi o primeiro diretório estadual baiano a ter a ata de sua convenção disponibilizada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O partido tem seis deputados estaduais e dez deputados estaduais na atual legislatura, o que coloca o partido entre os maiores do estado. Ao todo, 29 diretórios estão registrados em podem lançar candidatos na Bahia.

A convenção foi realizada na segunda-feira, 20 de julho, no Edifício Mundo Plaza, em Salvador, sob a presidência do senador Otto Alencar, presidente estadual da legenda. A reunião começou às 8h30 e foi encerrada às 17h30. A ata foi transmitida ao sistema da Justiça Eleitoral às 14h57 do dia seguinte.

A transmissão ocorreu dentro do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. De acordo com o TSE, as atas e listas de presença devem ser enviadas pelo sistema CANDex até o dia seguinte à realização da convenção. Já os pedidos de registro das candidaturas poderão ser apresentados até as 19h de 15 de agosto.

Por isso, os nomes foram aprovados pela convenção partidária, mas ainda não tiveram as candidaturas julgadas pela Justiça Eleitoral. O registro individual depende da apresentação da documentação e da análise do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Ata apresenta número diferente do divulgado após a convenção

A relação oficial encaminhada ao TSE apresenta 41 candidatos: 24 para a Câmara dos Deputados e 17 para a Assembleia Legislativa da Bahia.

A ata autoriza a Comissão Executiva Estadual e o presidente do partido a fazer ajustes, substituições, inclusões, exclusões e o preenchimento de vagas remanescentes. Dessa forma, a composição ainda poderá ser modificada antes do fim do prazo para registro das candidaturas.

Entre os 41 nomes inicialmente aprovados estão 16 mulheres e 25 homens. A lista para deputado federal tem nove mulheres e 15 homens, enquanto a nominata estadual reúne sete mulheres e dez homens.

Candidatos a deputado federal

Para a Câmara dos Deputados, o PSD aprovou os seguintes nomes, com os respectivos nomes de urna e números:

Bebeto, 5513; Adriana Enfermeira, 5500; Adriano Lima, 5545; Dr. Alfredo Assis, 5505; e Ana Rita Tavares, 5566.

Antonio Brito, 5510; Ariane Carla, 5534; Charles Fernandes, 5511; Daniel Alencar, 5588; Gabriel Nunes, 5577; Isabel Guimarães, 5567; e Leonardo Bandeira, 5599.

Josy Almeida, 5535; Kátia da Saúde, 5550; Marcola do Grau, 5524; Cris Magalhães, 5525; Oziel Oliveira, 5512; Paulo Magalhães, 5529; e Sacra, 5530.

Também foram aprovados Raimundo Costa, 5555; Rosa Santana, 5515; Sérgio Brito, 5580; Uziel Bueno, 5544; e Vivia Gama, 5522.

Entre os nomes estão parlamentares que já integram a bancada federal do partido e candidatos com atuação anterior na Câmara. Entre os postulantes à reeleição está o ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes, que tenta um terceiro mandato em Brasília.

Candidatos a deputado estadual

Para a Assembleia Legislativa da Bahia, foram aprovados:

Alex da Piatã, 55000; Andrea Castro, 55670; Artur Barachisio Lisboa, 55456; Cláudia Oliveira, 55789; Denise Menezes, 55111; e Dra. Elane, 55100.

Felipe Santana, 55800; Ivana Bastos, 55555; Professor Jorge Sales, 55113; Eduardo Alencar, 55333; Quinho, 55455; e Ricardo Rodrigues, 55777.

Completam a relação Jusmari Oliveira, 55222; Ludmilla Fiscina, 55444; Marcone Amaral, 55123; Niltinho, 55999; e TH, 55244.

Entre os candidatos estão a presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos, e outros integrantes da bancada estadual. Ludmilla Fiscina confirmou durante a convenção que disputará a reeleição.

Coligação para governador e Senado

Além das candidaturas proporcionais, a convenção aprovou a participação do PSD na coligação majoritária formada com a Federação Brasil da Esperança, integrada por PT, PCdoB e PV, e com o MDB.

A aliança abrangerá os cargos de governador, vice-governador e senador. A ata do PSD, contudo, não relaciona os nomes dos candidatos da chapa majoritária, deixando a formalização e eventuais ajustes sob responsabilidade da direção estadual.

A estratégia mantém o PSD baiano no grupo político do governador Jerônimo Rodrigues. Durante a convenção, o partido recebeu representantes do PT e do Governo do Estado, além de prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais.

O período de convenções partidárias começou em 20 de julho e continuará até 5 de agosto. Nesse intervalo, partidos e federações poderão escolher candidatos e definir as coligações para as disputas de presidente, governador e senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *