21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Observatório FG reune com movimentos socioambientais e debate sobre dificuldades enfrentadas por entidades

Mais Lidas

No dia 20 de outubro aconteceu, no campus FG, mais uma Reunião Ampliada para discutir as necessidades dos movimentos socioambientais na região do semiárido baiano. A reunião foi organizada pela coordenação do Observatório FG do Semiárido Nordestino, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e pelo Núcleo de Pesquisa Conservação e Biodiversidade (CONBIOS), com colaboração do Núcleo de Bioprospecção do Semiárido (NEBSA). O objetivo foi intensificar a participação dos representantes dos movimentos socioambientais com a apresentação de suas ações, as principais dificuldades enfrentadas nas comunidades, experiências e potenciais locais.

Essa maior aproximação da academia com a realidade que a cerca, possibilita o encurtamento de caminhos no desenvolvimento de pesquisas e alcance de resultados mais promissores considerando os limites socioambientais. Além disso, a aproximação favorece a construção de parcerias mais efetivas.img_20161020_152344690

Na reunião, foi possível identificar os problemas enfrentados pelos movimentos e, a partir deles, desenvolver propostas e planejamento para execução de ações entre os atores sociais e os núcleos de pesquisas do observatório.

O Prof. Laudicéio Viana Matos, que participou da Reunião Ampliada, afirmou que a necessidade de respostas específicas para a realidade enfrentada pelas comunidades e organizações do semiárido, demanda a orientação de ações que fortaleçam o estabelecimento de enfoques integradores, na pesquisa e na extensão, na perspectiva da implementação de propostas condizentes às especificidades e experiências locais.

Também estavam presentes representantes do Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Associação de Criadores de Abelhas de Lagoinha (ACRIAL), Cooperativa de Crédito Rural (CRESOL) e Central das Associações de Pindaí.

Ascom FG

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas