26.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Celulares irregulares na Bahia começam a receber alertas de bloqueio

Mais Lidas

A partir de segunda-feira mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares irregulares serão enviadas para aparelhos de todos os estados da região nordeste, dois da região sudeste, Minas Gerais e São Paulo, e quatro do norte: Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

Segundo a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, o bloqueio só vai ocorrer em 24 de março deste ano, 75 dias após o início do envio das mensagens. Outros dois alertas serão enviados antes da interrupção do serviço. A autarquia ressalta que a medida vale somente para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de sete de janeiro de 2019.

A orientação é que ao receber a mensagem, o usuário deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

O aparelho é considerado irregular quando não tem o selo da Anatel que garante a certificação e a qualidade do equipamento. A Agência lembra que celulares sem o selo não passaram pelos testes de segurança, e podem aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio.

Quem tiver dúvidas sobre a regularidade de seu aparelho, pode consulta-lo no portal da Anatel, informando o número do IMEI, que é um código composto por 15 números, utilizado internacionalmente, que permite identificar a marca e modelo do aparelho.

O bloqueio de celulares irregulares já foi implantado em 12 estados.

Bianca Paiva – Rádio Agência Nacional

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas