32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Fruticultura aquece economia na região de Brumado

Mais Lidas

O município de Brumando tem sido destaque nos últimos anos pela produção de frutas. Uma desta culturas no entanto tem enfrentado problemas devido à seca que afetou a produção. A Usina de Beneficiamento de umbu existente no município enfrenta dificuldades para se manter em funcionamento devido à falta da matéria prima.

Apesar da estiagem que atingiu a plantação de umbu na cidade, as produções de mangas palmer e ponkans estão animadoras. É o caso das plantações são do senhor Antônio Abrantes, sua produção abastece boa parte do mercado de São Paulo e Goiânia.

No total, Abrantes possui três fazendas. Em apenas uma fazenda, situada na comunidade de Pedra Preta, são mais de 20 hectares de área irrigada para as plantações – são em média, 4 mil pés de ponkan e 5.600 pés de manga. “A produtividade nossa aqui já está em torno de 40 mil quilos por hectare. É uma safra, a nível de fruta com a idade de 4 anos, com produção máxima. Acredito que nos próximos anos o recorde de produtividade será batido”, disse o engenheiro agrônomo Anderson Ribeiro, ao site Achei Sudoeste.

Nas fazendas, segundo Ribeiro, existe um sistema de irrigação que utiliza menos água, tendo em vista a estiagem que afeta a região. No período de colheita, cerca de 50 pessoas trabalham por dia em cada fazenda. “Essa colheita vai atingir, pelo que estou vendo, 22 ou 23 dias consecutivos”, disse o engenheiro. Além da produção de manga e ponkan, uma das fazendas também mantém uma ampla plantação de banana que abastece o mercado interno.

Livramento de Nossa Senhora

Em 2018,  o município de Livramento de Nossa Senhora, distante 68 quilômetro de Brumado, foi destaque pela produção de manga. Segundo o Bahia Rural, Livramento de Nossa Senhora é um dos principais fornecedoras de manga para a Companhia de Armazéns Gerais do estado de São Paulo (Ceagesp), e a demanda poderia aumentar  com  às exportações, em outras praças, como Petrolina/Juazeiro (PE/BA) e Jaíba/Janaúba (MG).

A safra 2017/2018 colhida no primeiro semestre de 2018 teve um aumento de 13% no município. Além da produtividade, a boa qualidade das frutas agradou os agricultores.

Confira o áudio desta notícia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas