Destaque Guanambi

A última segunda-feira, 18 de março, foi o dia mais quente do ano em Guanambi. Segundo os dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre as 16h e 17h, a temperatura máxima registrada foi de 38,6ºC. O calor persistiu durante a noite, às 20h, a estação registrou 35ºC.

Os últimos dias de verão tem sido de calor constante na cidade e na região. O termômetro da estação já vinha registrando máximas de 38ºC desde a última quarta-feira (13). Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar tem baixado a menos de 20%.

Esta não é no entanto a época mais quente do ano na cidade. O calor e a baixa umidade são mais constantes na primavera, principalmente nos meses de outubro e novembro. Desde 2008, quando foi instalada a estação meteorológica, a maior temperatura registrada na cidade foi de 40,3ºC, no dia 3 de novembro de 2015. Essa foi a primeira vez que a estação registrou temperatura superior a 40ºC.

Previsão de Chuva

Os institutos de meteorologia são unanimes em apontar mudança no tempo nesta quarta-feira (20), primeiro dia do outono. A partir desta data pode ocorrer pancadas de chuvas e a tendência é de que elas fiquem mais generalizadas com o avançar da semana.

O acumulado para os próximos 10 dias pode passar de 100 mm em Guanambi, e em Caetité pode chegar a quase 200 mm. Abaixo, a previsão de dois modelos meteorológicos, o  primeiro Europeu, e o segundo dos Estados Unidos.

Este é o fim da temporada chuvosa na região, que ainda pode render alguns episódios de chuva em meados de abril. De setembro até agora, o acumulado registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, foi de 488 mm.

Modelo ECMWF

Modelo europeu é mais otimista em relação ao volume de chuvas

Modelo GFS

O modelo dos Estados Unidos aponta previsão de volumes de chuva menores para a região

Confira o áudio desta notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui