23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Aulões ENEM 100% são iniciados pela Secretaria de Educação do Estado

Mais Lidas

Com o auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC) ocupado por estudantes de oito colégios da rede, foi iniciado, nesta segunda-feira (15), mais um ciclo dos Aulões ENEM 100%. Promovida pela própria SEC, a ação é realizada a cada ano letivo com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagens de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, com foco na melhoria do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aula de abertura contou com as presenças do secretário Jerônimo Rodrigues. Para alcançar o maior número de estudantes da rede, os aulões estão sendo transmitidos, ao vivo, pelo Portal da Educação.

Um momento de música, com voz e violão, marcou o começo dos Aulões que prosseguem até sexta-feira (19), envolvendo, diariamente, 320 estudantes dos seguintes colégios estaduais: Alberto Santos Dumont, Heitor Villa Lobos, Eduardo Baiana, Central, Senhor do Bonfim, Bolivar Santana, Cesare Casale e Dona Mora Guimarães. Durante a semana, os estudantes destas unidades escolares vão ganhar reforço de conteúdos voltados às provas do ENEM nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Sociologia e Língua Inglesa.

Empolgado com a novidade de assistir a uma aula diferente, fora da sala de aula, o estudante Vitor Saraiva, 17, do Colégio Estadual da Bahia – Central, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, falou sobre a sua expectativa para o ENEM. “Acho muito interessante uma iniciativa como esta, porque a fase que estamos é de muita tensão e este aulão nos traz não só a revisão de conteúdos voltados para as provas do exame de uma forma descontraída, como ensinamentos interessantes, tipo saber aproveitar melhor o tempo de estudos e controlar o nervosismo na hora H”, disse o aluno, que pretende seguir a carreira de Direito.

O estudante Patrick Wenderson, 18, do Colégio Alberto Santos Dumont, situado em Pirajá, na capital baiana, também estava entusiasmado. “É uma forma diferente de assimilar os conteúdos do ENEM e aqui a gente ganha novas experiências de um jeito mais divertido, justamente por ser um momento de aprendizado e descontração, junto aos colegas”. O professor de Química, Ricardo Barreto, do Colégio Central, também elogiou a iniciativa da SEC. “É a minha primeira participação no Aulões ENEM 100%, e já percebo o quanto é interessante a ação de trazer estudantes do 3º ano para uma aula diferenciada para se preparar para as provas do ENEM”.

O secretário Jerônimo Rodrigues interagiu com os estudantes, enfatizando a importância do projeto da SEC não só para a realização das provas do ENEM, mas também como um aprendizado que levarão por toda a sua trajetória. “Me sinto muito orgulhoso de estar com meus colegas dirigindo este projeto. Nós, que somos educadores, sabemos o quanto faz a diferença estarmos juntos. Uma agenda como esta tem diversos significados. Ela não vai acontecer apenas na Secretaria e apenas

aqui em salvador. A Secretaria está fazendo isto por todo o Estado. Estamos aqui utilizando como um pretexto forte, importante, que é o ENEM. Mas nós sabemos que não é só para o exame. Esperamos que o que será aqui aprendido seja carregado para o resto da vida. Por mais que temos a capacidade, a gente precisa fazer uma boa revisão. Este é um momento, também, de aprendermos a organizar a nossa vida, o nosso tempo e nos prepararmos para chegar nas provas tranquilos”.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, também destacou a importância da ação pedagógica. “Hoje a gente começa a temporada de aulões, que é uma ação estratégica da Secretaria e que vai do início ao final do ano letivo. Esta é a terceira etapa, a presencial, com a mobilização dos estudantes que têm como foco o ENEM. Esta concentração é muito importante na vida deles. Até outubro teremos recebido 6.400 estudantes na SEC. Esta aula diferenciada traz o sentimento de irmandade, de que eles não estão sós, que estamos na torcida com eles. Quando os estudantes estão entre os seus pares e tem aula diferenciada, intermediada com música, meditação, eles aprendem técnicas para chegar no dia das provas menos ansiosos”.

Programação – Os aulões prosseguem nos seguintes períodos: de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação pedagógica da SEC abrangerá, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos. As provas do ENEM 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Com os objetivos de orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio no Exame Nacional do Ensino Médio, com vistas no seu ingresso nas instituições de Ensino Superior, o projeto ENEM 100% envolve, além dos aulões, o Redijaê, que é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas