Reprodução

Alunos do 9º ano do Colégio Municipal Zelinda Carvalho Teixeira, em Caetité, supervisionados pelo professor Emílio Aurélio, desenvolveram um robô com o intuito de estimular o hábito à leitura. O projeto vem sendo desenvolvido há mais de quatro meses e atrai a atenção dos espectadores por meio de contos históricos.

Batizado de Robô Leitor, o projeto será apresentado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), entre os dias 09 e 13 de setembro, em Jaraguá do Sul (SC). Dois alunos representarão a escola caetiteense na Febic – Caique Rodrigues Silva e Jéssica Karine.

De acordo com o projeto, o Robô Leitor foi construído com materiais recicláveis. Em sua cabeça tem uma caixa de som ligada a um tablet com a função de passar vídeos e textos de diversos autores.

Segundo Iamara Junqueira, secretária de Educação de Caetité em um vídeo da prefeitura, a iniciativa auxiliará na potencialização do ensino no município. “Pesquisas como essa incentivam e mostram o lugar que o aluno tem desenvolvido na sala de aula. Lugar de protagonista em todo o processo de aprendizagem. Essa ação será de grande valia e exemplo para as outras unidades de ensino”.

Essa é a 4ª edição da Febic realizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica – IBIC, localizado na cidade de Jaraguá do Sul.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Segundo os organizadores, a Febic tem por objetivo geral incentivar o interesse pela pesquisa científica, fomentando a leitura, a escrita e a oralidade, promovendo a criatividade, o espírito inovador, o uso de novas tecnologias, o comportamento sustentável, o empreendedorismo e o conhecimento, por meio da alfabetização e da iniciação científica.

No total, 249 projeto de 13 estados do país foram selecionados para a final da Febic. Os caetiteenses concorrerão na categoria II, onde há 79 projetos inscritos. Apenas duas cidades estarão representando a Bahia no evento – Caetité e Alagoinhas.

Entre os estados com proponentes escolhidos para feira estão – Roraima, Santa Catarina, Pará, Amapá, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará. Além disso, dois projetos da escola Valledupar da Colômbia estão entre os inscritos.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site da Febic

Confira os projetos selecionados

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui