31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Robô desenvolvido por alunos de Caetité estará na Feira Brasileira de Iniciação Científica

Mais Lidas

Anúncio

Alunos do 9º ano do Colégio Municipal Zelinda Carvalho Teixeira, em Caetité, supervisionados pelo professor Emílio Aurélio, desenvolveram um robô com o intuito de estimular o hábito à leitura. O projeto vem sendo desenvolvido há mais de quatro meses e atrai a atenção dos espectadores por meio de contos históricos.

Batizado de Robô Leitor, o projeto será apresentado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), entre os dias 09 e 13 de setembro, em Jaraguá do Sul (SC). Dois alunos representarão a escola caetiteense na Febic – Caique Rodrigues Silva e Jéssica Karine.

De acordo com o projeto, o Robô Leitor foi construído com materiais recicláveis. Em sua cabeça tem uma caixa de som ligada a um tablet com a função de passar vídeos e textos de diversos autores.

Segundo Iamara Junqueira, secretária de Educação de Caetité em um vídeo da prefeitura, a iniciativa auxiliará na potencialização do ensino no município. “Pesquisas como essa incentivam e mostram o lugar que o aluno tem desenvolvido na sala de aula. Lugar de protagonista em todo o processo de aprendizagem. Essa ação será de grande valia e exemplo para as outras unidades de ensino”.

Essa é a 4ª edição da Febic realizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica – IBIC, localizado na cidade de Jaraguá do Sul.

Segundo os organizadores, a Febic tem por objetivo geral incentivar o interesse pela pesquisa científica, fomentando a leitura, a escrita e a oralidade, promovendo a criatividade, o espírito inovador, o uso de novas tecnologias, o comportamento sustentável, o empreendedorismo e o conhecimento, por meio da alfabetização e da iniciação científica.

No total, 249 projeto de 13 estados do país foram selecionados para a final da Febic. Os caetiteenses concorrerão na categoria II, onde há 79 projetos inscritos. Apenas duas cidades estarão representando a Bahia no evento – Caetité e Alagoinhas.

Entre os estados com proponentes escolhidos para feira estão – Roraima, Santa Catarina, Pará, Amapá, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará. Além disso, dois projetos da escola Valledupar da Colômbia estão entre os inscritos.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site da Febic

Confira os projetos selecionados

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas