34.8 C
Guanambi
26.7 C
Vitória da Conquista

Guanambi: moradores do bairro Ipanema reclamam da falta de coleta de lixo

Mais Lidas

Moradores do bairro Ipanema, parte III, em Guanambi, estão realizando um abaixo-assinado solicitando que a Prefeitura da cidade cumpra a coleta de lixo doméstica no respectivo local.

O recolhimento das assinaturas teve início neste sábado (11) e reuniu quase 50 assinaturas até esta segunda-feira (13). O abaixo-assinado foi entregue a chefe de gabinete do prefeito, Jairo Magalhães, nesta terça-feira (14), determinando o prazo de oito dias para regularização do serviço.

De acordo com o documento, o intuito é fazer cumprir o Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PMIGRS (Lei nº 839, de 12 de junho de 2014).

Um dos objetivos da respectiva Política é desenvolver atividades voltadas para o manejo adequado de resíduos em todo Município de Guanambi, de modo a promover, ações de coleta e transporte, dentre outros.

De acordo com o PMIGRS, a finalidade da proposta é preservar, controlar e recuperar o meio ambiente natural e construído do município para a qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses municipais e à proteção da dignidade da vida humana.

Conforme os moradores, o lixo vem sendo acumulado nas ruas pela falta de coleta e consequentemente potencializando o surgimento de pragas.

O número de moradores aumentou significativamente a partir de 2018 e 2019 no bairro Ipanema III. E segundo eles, o carro de lixo passa nas ruas próximas ao bairro o que vem causando mais indignação, pelo fato de pagarem o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A pasta responsável pelo setor de coleta de lixo urbano e limpeza pública em Guanambi é a Secretaria de Infraestrutura. O secretário, Marco Antônio, informou a Agência Sertão que vai tentar um aditivo no contrato com a empresa Mendel, responsável pela coleta.

Além disso, o secretário pontuou que a efetivação da coleta de lixo, no respectivo bairro, depende da disponibilidade de saldo no contrato.

Confira o abaixo-assinado:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas