30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

59º caso de coronavírus em Guanambi foi registrado em uma criança

Mais Lidas

O município de Guanambi registrou mais um caso de coronavírus no último sábado (6). A informação foi divulgada por meio do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Neste domingo (7), nenhum novo caso foi registrado na cidade.

Conforme a Secretaria, o paciente positivo foi uma criança de 4 anos de idade e o pai havia sido diagnosticado com a doença no dia anterior. Ainda segundo a pasta, ambos passam bem e estão sendo acompanhados por uma equipe de saúde em isolamento domiciliar.

No total, são 59 casos confirmados no município. Entre os infectados, 24 evoluíram para a cura e 35 estão ativos com a doença e ainda podem transmitir o vírus. Os 35 seguem em isolamento domiciliar, sob acompanhamento de profissionais da Atenção Básica.

O vírus infectou até o momento 54 homens (destes uma criança) e 5 mulheres. Na última sexta-feira (5), foram registrados mais seis casos da doença.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/BA) realizou coleta de material de 167 pacientes com sintomas gripais, destes, 8 tiveram resultado positivo e 9 aguardam resultado. Os demais tiveram resultado negativo para a Covid-19.

De acordo com dados coletados no Esus VE, o município de Guanambi realizou até a data atual 340 Testes Rápidos para Covid-19, sendo 51 Positivos.

Do total de casos confirmados, 33 ocorreram no Bairro Belo Horizonte (todos em trabalhadores alojados em uma pousada), 2 no Alto Caiçara, 2 no BNH, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Vomitamel, 2 no São Francisco, 2 em Morrinhos, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Centro, 1 no Ipiranga, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Residencial dos Pássaros, 1 no Santo Antônio, 1 no Sandoval Moraes e 2 no Jardim São João, incluindo o último caso registrado, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.

Foram testados 147 profissionais de saúde, 5 profissional de Segurança Pública e 72 dos idosos e profissionais da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos, todos negativos. Assim, dos 59 casos confirmados, nenhum apresenta Sintomas Graves da doença. E apenas 09 pacientes já apresentavam comorbidades, todos estão sendo acompanhados.

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, em duas etapas, realizou no município 500 testes rápidos, com resultados negativos.

Até o momento, três profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19. No Pronto Atendimento de Guanambi, foram atendidas 215 pessoas com Síndromes Gripais. Um paciente foi transferido para o Hospital em Vitória da Conquista, no entanto, já recebeu alta hospitalar e segue em isolamento domiciliar.

Pensando na contenção da transmissão do vírus no município, a Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações.

Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 44 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 173.854 veículos e 384.285 pessoas. Dessas, 1.279 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 3.811 pessoas receberam alta pelo monitoramento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas