28.4 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Mais um terremoto foi registrado na Bahia madrugada desta segunda

Mais Lidas

Um novo terremoto atingiu cidades do Recôncavo baiano na madrugada desta segunda-feira (31), mais precisamente às 3h42 da manhã. Os tremores tiveram epicentro na cidade de Amargosa, com magnitude de 3,5 na escala Ritcher, e foram sentidos em pelo menos outras quatro cidades: Varzedo, Castro Alves, São Miguel das Matas e Elísio Medrado.

As informações foram repassadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e confirmadas pelo prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, ao site Correio.

Segundo o prefeito de Amargosa, Julio Pinheiro, esse novo tremor foi registrado pelo laboratório e também pela população, por volta das 3h da manhã. Muitas pessoas relataram acordar assustadas.

Outros dois terremotos acometeram a cidade no domingo (30) – o primeiro foi registrado cerca de 7h30 da manhã com magnitude de 3,7 e o segundo logo depois, às 8h10 com magnitude de 4,2 na escala Ritcher. A origem foi na zona rural do município, entre as comunidades de Alto Seco e Corta Mão. Elas ficam próximas à Mutuípe, epicentro do primeiro tremor de ontem, que teve magnitude de 4,9 e foi sentido em 42 cidades baianas.

Apesar de ter causado rachaduras em paredes e no chão de casas de alguns moradores e de uma Igreja, o prefeito de Amargosa disse que não houve maiores estragos. “Desde ontem nossa equipe da Guarda Municipal tem estado em campo. Houve avarias nas casas como rachaduras em paredes e nos telhados, mas nenhum caso grave” confirmou o prefeito ao site Correio.

Hildete, que mora perto de Elísio Medrado, sentiu o tremor por volta das 3h45 da manhã. “Estava dormindo e senti minha cama tremer”, relatou a moradora, no site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) que registra abalos sísmicos.

Em Varzedo, Tainá Silva Santos comentou que sentiu o tremor às 4h14 da manhã. “Já é o segundo dia consecutivo que sentimos o tremor, ele tem se tornado frequente”, relatou.

Ainda no Centro Sismólogico da USP, um anônimo registrou ter sentido o tremor em São Miguel das Matas: “acordei com o som do tremor e a casa balançando”.

Vitória da Conquista 

Neste domingo (30) foi sentido tremores em pelo menos 43 municípios, inclusive em Vitória da Conquista, devido o terremoto de magnitude 4,6 que teve o epicentro em Mutuípe, na região de Amargosa

De acordo com a defesa civil do município de Vitória da Conquista, os tremores não causaram danos a edifícios. Segundo o órgão, na zona leste da cidade, região com maior concentração de edifícios, moradores relataram que sentiram o abalo acompanhado de um forte barulho. Assustados, muitos ligaram para a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Alguns chegaram a desocupar os imóveis após presenciarem o tremor das paredes, móveis e objetos.

A Defesa Civil municipal foi acionada e realizou vistorias nos edifícios onde os tremores foram sentidos com maior intensidade. A constatação dos técnicos do órgão é de que, apesar do susto, não houve danos às estruturas dos imóveis avaliados.

De acordo com o Blog do Anderson, o engenheiro da Defesa Civil, João Gabriel Santos Queiroz, disse que  todas as ocorrências vistoriadas foram situações leves, sem patologias que ofereçam riscos às edificações.

Vitória da Conquista fica distante cerca de 230 Km em linha reta do epicentro do terremoto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas