32.5 C
Guanambi
22.7 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registrou dia mais quente em quase cinco anos

Mais Lidas

A temperatura subiu bastante em Vitória da Conquista neste sábado (10). O termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou máxima de 36,4ºC por volta das 15h.

Esta foi a maior temperatura registrada na cidade em quase cinco anos. A última vez que fez tanto calor em Vitória da Conquista foi em 2 de janeiro de 2016, quando o termômetro do Inmet marcou 36,9ºC.

Na quinta-feira (8), a máxima já havia chegado a 35,8ºC. Na sexta-feira (9), o calor foi mais brando, com máxima de 33,8ºC.

As temperaturas mínimas também subiram na cidade. Até então, embora o calor estivesse sempre aumentando durante a tarde, o tempo frio ainda permanecia na cidade durante a noite, madrugada e manhã, ficando a temperatura sempre na casa dos 17ºC nos últimos dias. Neste sábado, a mínima foi de 22,1ºC e os 30ºC foram atingidos antes das 11h.

A partir desde domingo (11), podem ocorrer pancadas de chuva na cidade. No entanto, os volumes previstos são pouco expressivos a chuva pode cair de forma isolada. No decorrer da semana, as máximas devem ficar na casa dos 32ºC e pode chover significativamente na cidade a partir do outro domingo (18), interrompendo a estiagem agrícola que já dura quase de 180 dias na cidade. A última vez que choveu mais de 10 mm em Conquista foi em 17 de maio, quando o acumulado do dia foi de 15,6 mm.

O município de Vitória da Conquista teve a situação e emergência por conta da estiagem reconhecida pelo Governo Federal no mês passado. Os distritos e as áreas rurais são as regiões mais afetadas pela seca.

O inverno que terminou no último dia 22 foi considerado um dos mais rigorosos dos últimos anos. As temperaturas mínimas ficaram abaixo de 12ºC durante várias semanas na cidade. A menor temperatura do ano foi registrada no dia 26 de agosto.Na ocasião, os termômetros marcaram 9,2ºCe a sensação térmica chegou a 6ºC.

De maio a junho, as constantes garoas e chuviscos resultaram e precipitação acumulada de cerca de 100 mm em Vitória da Conquista.

Recordes de calor

A semana foi muito calor em boa parte do Brasil. Na segunda-feira (5), dois municípios registram máxima de 44,6ºC, a segunda maior temperatura já registrada no país. Na quinta-feira, o recorde de calor foi batido na Bahia quando foram registrados 42,9ºC em Ibotirama.

Em Guanambi a máxima foi de 40,2ºC na quinta-feira, a segunda maior da série histórica. Na sexta-feira o calor continuou constante e a máxima chegou a 40,1ºC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas