32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Assessoria de deputado explica transporte de caixas d’água em caminhão de cervejaria

Mais Lidas

Causou estranheza em algumas pessoas as fotos de um caminhão pertencente a uma distribuidora de cerveja, sediada em Guanambi, carregado com caixas d’água em pleno período eleitoral. Ainda mais pelo fato da empresa pertencer o irmão do deputado federal Charles Fernandes (PSD), o que levantou a suspeita de que os materiais pudessem ser usados para angariar votos para aliados do parlamentar. As fotos começaram a circular nas redes sociais na última sexta-feira (16).

No meio da polêmica, assessores e pessoas próximas ao deputado publicaram uma nota refutando as críticas e informando que as caixas foram adquiridas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), por meio de uma emenda parlamentar do próprio deputado e que o caminhão da distribuidora fazia apenas o trabalho voluntário de entregar os itens para associações rurais contempladas com o benefício, já que o órgão não dispõe de orçamento para contratar o serviço de frete.

Chamou a atenção também o fato da entrega ocorrer durante a disputa das eleições, o que poderia beneficiar correligionários do deputado, como prefeito Jairo Magalhães (PSD) e vereadores também candidatos às eleições. A legislação eleitoral que versa sobre a conduta de agentes públicos em período eleitoral proíbe expressamente a doação de bens de valor em período eleitoral, no entanto há brechas.

O respaldo para a entrega partiu do prefeito Jairo Magalhães, que editou um decreto no dia anterior à divulgação das fotos, publicado no Diário Oficial do Município. Mesmo após o temporal do último domingo (11) interromper a estiagem agrícola de 179 dias em Guanambi, foi decretado situação de emergência em áreas do município em decorrência da estiagem, o que permite a distribuição de bens que possam ajudar a minimizar o desastre da seca. A Justiça Eleitoral proibiu neste sábado (17) a distribuição de caixas d’água em Guanambi, no entanto, a situação de emergência decretada permite a distribuição dos itens.

Em seus perfis oficiais nas redes sociais, Charles Fernandes publicou um texto acompanhado de fotos mostrando a entrega das caixas d’água para a associação comunitária dos moradores da comunidade de Tabua Grande. O deputado justificou que a doação visa fortalecer a agricultura familiar e reforçar o sistema hídrico da comunidade. A assessoria do deputado informou que a entrega do material ocorreu sem a presença de candidatos ao pleito do próximo dia 15.

O deputado indicou uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões para que a Codevasf pudesse investir em ações de apoio a projetos de desenvolvimento sustentável local Integrado, que inclui aquisição de tubulações, caixas d’água, tratores e implementos agrícolas. A Superintendência Regional Bom Jesus da Lapa, na qual está inserido o escritório regional de Guanambi, também recebeu recursos de emendas indicadas por outros parlamentares com atuação na região para ações do tipo.

Veja a nota divulgada

Na ânsia da inveja da atuação do nosso Deputado Federal Charles Fernandes, que vem realizando um trabalho sério, tendo alocado mais de 9 milhões em emendas, viabilizando a entrega de tratores, caixas d’água, canos, e outros equipamentos hídricos, fortalecendo a agricultura familiar, através das associações em parceria com a CODEVASF, meia dúzia de apaniguados – meros multiplicadores de fake news, não hesitaram de tentar denegrir a imagem de uma empresa séria, que paga impostos, gera emprego e renda em Guanambi e na região, sem a mínima responsabilidade de apurar os fatos optaram por mentir na vã tentativa de atingir o deputado que mais trabalha na região, e uma empresa que pertence a familiares.

Se os arautos da politicagem tivessem a mínima dignidade, teriam ligado na CODEVASF, uma empresa séria, dirigida por um técnico competente, e saberiam que a Codevasf quando entrega os benefícios das emendas, solicita ao deputado que viabilize o transporte até as associação. como estas entidades, não tem, na maioria condições financeiras, o deputado pode recorrer à empresas, e não só a Schin, mas outras, tem colaborado e feito esse papel social de ajudar nesse tipo de transporte. A Schin cumpre seu papel social, e se coloca à disposição das associações independentes de cor partidária, inclusive.

Os que compartilharam nas redes, mais uma calúnia, serão responsabilizados judicialmente. A foto espalhada com texto calunioso, se refere a caixas de emenda parlamentar que foram entregues na zona rural de Guanambi, conforme vídeo em anexo, direito que cabe a qualquer parlamentar.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas