25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Justiça eleitoral impede divulgação de pesquisa em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A coligação “O trabalho tem quem continuar”, encabeçada pelo candidato à reeleição Herzem Gusmão (MDB) conseguiu liminar na Justiça Eleitoral para impedir a divulgação de uma pesquisa supostamente realizada pelo Indata sobre o segundo turno em Vitória da Conquista.

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (25) pelo juiz Cláudio Augusto Daltro de Freitas, da 41ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O grupo afirma que o levantamento contém “inúmeras as irregularidades, tratando-se de pesquisa tendenciosa” ao não apresentar, entre outras coisas, o arquivo de detalhamento dos bairros e não indicar “o critério para quantidade de entrevistados por bairros e povoados, não existindo metodologia real”.

O levantamento, segundo a ação, estaria registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-02363/2020. O registro da pesquisa foi confirmado pelo BNews. O magistrado suspendeu a divulgação até o julgamento final da ação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Herzem Gusmão enfrenta o candidato Zé Raimundo (PT) no próximo domingo (29).

Resultado do primeiro turno

Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão vão disputar o segundo turno em Vitória da Conquista. A votação acontecerá no próximo dia 29. O petista ficou em primeiro lugar com 81.721 votos (47,63%). Herzem ficou com o segundo lugar com 78.732 votos (45,89%).

Pesquisa eleitoral em Conquista

O Jornal A Tarde, por meio da Potencial Pesquisa, realizou levantamento de intenção de votos para o segundo turno das eleições em Vitória da Conquista. Os resultados foram divulgados no dia 22 de novembro.

Segundo a pesquisa, Zé Raimundo (PT) aparece em vantagem, com 40% da preferência do eleitorado, contra 37% de Herzem Gusmão (MDB). Os que afirmaram ainda não saber em quem votar somam 14%. Já 1% pretendem anular o voto, enquanto 2% vão votar em branco e 6% não quiseram responder.

Como a margem de de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. Zé Raimundo tem de 36% a 44% das intenções de voto e Herzem tem de 33% a 41%.

Considerando apenas os votos válidos, Zé Raimundo tem 52% e Herzem 48%.

O levantamento também indicou o nível de confiança dos eleitores nas duas candidaturas. Para 97% dos eleitores de Zé Raimundo, não há possibilidade de mudança de voto; e 95% dos eleitores de Herzem Gusmão também estão decididos em quem votar.

A pesquisa foi realizada entre 17 e 20 de novembro, com 600 entrevistas presenciais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o nº BA-07163/2020.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas