Mais quatro foragidos da justiça foram integrados ao Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta quarta-feira (8). Os naipes de ‘Espadas’ e ‘Ouros’ passaram por atualizações. Com os quatro novos procurados pela Justiça inseridos, a polícia baiana alcançou a marca de 35 substituições no ano de 2020.
Marcio dos Passos de Jesus, o ‘Galinha Preta’, atuante em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, é o novo representante da carta ‘Ás de Espadas’. Galinha Preta, além de fazer parte de uma facção criminosa, é procurado pelo crime de homicídio.
Da região de Mussurunga, em Salvador, Patric Ribeiro Tupinambá, passa a ocupar a vaga de ‘Cinco de Ouros’. Ele tem mandado de prisão pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Também atuante na capital baiana, no bairro de São Cristóvão, o homicida Márcio Mendes do Nascimento assume o naipe ‘Quatro de Ouros’.
Ivan Gomes Pires, procurado por tráfico de drogas, foi adicionado no Baralho como o ‘Dois de Ouros’. O foragido atua na cidade de Canudos, distante 405 quilômetros de Salvador.
Ao reconhecer esses ou outros integrantes do Baralho, o cidadão pode entrar em contato com o Disque Denúncia da SSP, por meio dos telefones 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior do estado) ou através do link ‘Denuncie Aqui’ encontrado no site: disquedenuncia.com.
Veja os detalhes das novas cartas do Baralho do Crime da Bahia
Disque Denúncia
O Disque Denúncia Bahia é uma ferramenta da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), fundada em 2005 e implementada na capital baiana com apoio da Organização Não-Governamental (ONG) MOVRio, baseado no serviço implementado em 1995 no estado do Rio de Janeiro.
Através da sua central telefônica, a ferramenta recebe dos cidadãos denúncias de crimes e contravenções e as encaminha aos órgãos policiais responsáveis pela investigação. Hoje o serviço está presente em quase todos os estados, alguns ligados ao Governo, outros como ONG’s.
Ao longo dos anos o órgão construiu um rico banco de dados com registros dos praticantes dos mais diversos atos ilícitos em toda a Bahia. Informações estas que diariamente auxiliam na resolução das investigações policiais.
Tal qual as exigências do Disque Denúncia (RJ), que se baseia no modelo do ‘Crime Stoppers’, programa comunitário norte-americano que fornece informações anônimas às autoridades policiais sobre atividades ilícitas, o Disque Denúncia Bahia preza pelo anonimato do denunciante, ou seja, em nenhum momento da ligação ele necessita se identificar e todas as informações passadas pelo mesmo se tornam sigilosas assim que os atendentes as recebem.
Ao longo dos anos o órgão foi responsável por desenvolver serviços que melhor atendam as demandas da segurança pública como a divulgação dos desaparecidos, o ‘Baralho do Crime’ e a sua mais recente plataforma ‘Denuncie Aqui’, na qual permite que o cidadão registre a sua denúncia online, de forma anônima e segura.