24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista renova decreto com medidas de controle ao Coronavírus

Mais Lidas

Um novo decreto dispondo sobre as determinações de medidas temporárias de prevenção ao contágio pela Covid-19 foi publicado pela Prefeitura de Vitória da Conquista nesta segunda-feira (4), na edição do Diário Oficial do Município. A regulamentação mantém a quinta fase de reabertura das atividades econômicas, prorroga a suspensão de aulas presenciais e o regime de teletrabalho nas repartições públicas.

Segundo a publicação, a Prefeitura avalia que a situação do coronavírus no município está controlado e que medidas de prevenção estão sendo adotas em todas as atividades comerciais sendo devidamente fiscalizadas pelo poder público municipal. Por esta razão, considera os indicadores utilizados para o plano de reabertura do comércio de Vitória da Conquista que recomendam a manutenção da quinta fase do protocolo que reabertura, visto que a situação está controlada.

O decreto determina que a quinta fase de reabertura gradual das atividades econômicas dos estabelecimentos comerciais ficará mantida, até 18 de janeiro de 2021. Além disso, foi renovada por mais 30 (trinta) dias a suspensão das aulas da Rede Municipal de Educação e das Instituições Privadas de Ensino, inclusive as de ensino superior. As empresas do setor Industrial do Município poderão funcionar devendo observar, no que couber, os protocolos de segurança e enfrentamento à covid-19 elencados no Protocolo de reabertura.

O Decreto prevê ainda a prorrogação, até o dia 18 de janeiro de 2021, do Regime Excepcional de Teletrabalho para serviços essenciais no âmbito da Administração Pública do Município de Vitória da Conquista, para os servidores que integram o grupo de risco.

Coronavírus em Vitória da Conquista

Até esta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 14.586 casos confirmados da Covid-19 em Conquista. Desse total, 13.395 estão recuperados, 963 pacientes sintomáticos seguem em recuperação (36 internados e 927 em tratamento domiciliar) e 228 foram a óbito por complicações da doença.

São investigados, ainda, 7.413 casos notificados com suspeita de infecção pela Covid-19 que aguardam por classificação final, dos quais: 7.063 esperam pela investigação laboratorial e 350 pelo resultado do exame RT-PCR – as amostras são encaminhadas para análise no Lacen Estadual.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 77,1%. Dos 70 leitos disponíveis, 54 estão ocupados, sendo que 20 pacientes são residentes em Vitória da Conquista e os demais de outros municípios da região.

Prefeito está na UTI

O prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão (MDB) está internado em um leito de UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo o médico Danilo Gusmão, filho do prefeito, Herzem está consciente e apresentou melhora do seu quadro.

Diagnosticado com a Covid-19 no dia 7 de dezembro, Herzem seguiu em isolamento em sua residência. Ele se licenciou do cargo e foi internado no Hospital Samur no dia 18 de dezembro e foi transferido para São Paulo no dia 28. Na última sexta-feira (1º), ele foi transferido para a UTI da unidade e Saúde.

Segundo o boletim divulgado na data da transferência, a internação na UTI ocorre para otimização da assistência ventilatória Ele recebe medicação e apresentava na ocasião um quadro clínico estável. Gusmão não tem previsão de alta. Um novo boletim é esperado para o decorrer da semana.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas