27.5 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista conclui Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

Mais Lidas

O Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista foi apresentado ao Comitê de Gestão de Crise na tarde deste sexta-feira (15). O documento descreve os detalhes para viabilizar a vacinação, assim que for informada a data de envio das vacinas ao município.

Segundo a prefeitura, o primeiro passo para a elaboração do plano foi avaliar a estrutura física e de insumos para que seja possível a utilização de toda as vacinas que forem disponibilizadas ao município. Para isso, foram verificados, e também adquiridos, refrigeradores para suprir toda necessidade de armazenamento das vacinas, além do número de profissionais que poderão colaborar na operacionalização.

O secretário de Administração e coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, explicou que foram feitas aquisições de insumos como seringas, algodão, álcool, caixas térmicas e de descarte de perfurocortante, necessários para a vacinação. “Foi avaliada a estrutura física de todas as unidade de saúde para verificação de logística, ou seja, local para vacinação e funcionamento em horário diferenciado para aplicação contra a Covid-19, uma vez que a aplicação das outras vacinas não serão interrompidas”, ressaltou.

Ainda de acordo com a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, além das 42 unidades de saúde, foram identificados os pontos estratégicos da cidade para que possa ser feita a vacinação na modalidade de drive-thru. “No segundo momento foi feita a elaboração das fases para poder realizar toda a vacinação das populações prioritárias e, a partir daí, aguardarmos novas orientações e novidades do Ministério da Saúde e do Governo do Estado quanto as datas que irão chegar as vacinas no nosso município”, completou a secretária de Saúde.

Ao todo, a Secretaria de Saúde estima que serão vacinadas em torno de 90 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para as três primeiras fases. Neste momento, o município já se encontra preparado para vacinação contra a Covid-19, mas ainda aguarda informações sobre a data de envio dos imunizantes para definir o início da aplicação no município.

Veja os públicos prioritários para vacinação

1º Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);

2º Pessoas de 60 a 74 anos;

3º Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Covid-19 em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Saúde registrou no Boletim epidemiológico desta sexta-feira (15), 16.061 casos confirmados da Covid-19 no município. Desse total, 14.801 pessoas já se recuperaram e 245 faleceram por complicações causadas pela doença.

Ainda seguem em recuperação 1.015 pacientes sintomáticos – 56 deles estão em internamento hospitalar em Vitória da Conquista, outros quatro estão internados em outros municípios e 955 em tratamento domiciliar.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas