26.6 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Secretaria recebe denúncias de emissão de declarações falsas para vacinação em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Secretaria de Municipal de Saúde de Vitória da Conquista recebeu denúncias de que profissionais de saúde que não trabalham na linha de frente de combate à Covid-19 estão usando declarações falsas para receber as vacinas contra a doença. A informação foi divulgada na edição desta quarta-feira (2), do jornal BATV, da TV Sudoeste.

Segundo a reportagem, nesta terça-feira (19), algumas pessoas falsificaram a declaração de trabalho, recebendo a vacina no lugar de profissionais que precisam ser vacinadas com mais urgência, já que a disponibilidade de doses está bem abaixo do necessário para vacinar todo o grupo prioritário.

A pasta informou que não possui controle dos profissionais que trabalham dentro da rede hospitalar e que ficou a cargo de cada instituição a responsabilidade de encaminhar apenas os profissionais que estão trabalhando na linha de frente do combate à Covid-19. Disse ainda que os fatos já foram apurados e que a instituição que enviou funcionários fora do grupo prioritário foi identificada e convidada para uma reunião ainda nesta quarta-feira.

A reunião, segundo a secretaria, teve a finalidade de ajustar a situação e fazer as adequações necessárias para que a vacinação ocorra dentro que foi planejado para o município, respeitando todas as fases da campanha. O nome da instituição e dos funcionários envolvidos na fraude não foram revelados, nem quais sansões eles podem sofrer por terem praticado a irregularidade.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, uma mulher que se identifica como Técnica de Enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), diz que a vacinação está ocorrendo de forma tumultuada na cidade. Ela afirmou que colegas foram vacinados no primeiro dia, usando a declaração emitida pelo coordenador da unidade de saúde, no entanto, no segundo dia de vacinação, as declarações não estavam sendo aceitas. Uma moradora da cidade postou o vídeo acompanhado de uma crítica à organização da campanha.

Apenas 4.040 vacinas foram disponibilizadas neste primeiro envio à Vitória da Conquista. As doses chegaram no início da manhã desta terça-feira, em um avião fretado pelo Governo do Estado. As vacinas Coronavac fazem parte do lote de seis milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde junto a empresa chinesa Sinovac, por intermédio do Instituto Butantan.

Dentro de duas ou três semanas, mais 4.040 vacinas serão enviadas à Vitória da Conquista para completar a segunda dose nos profissionais que estão sendo vacinados. A vacinação na cidade está ocorrendo na sede do Comando de Policiamento da Região Sudoeste. A prefeitura não divulgou quantas vacinas já foram aplicadas. A previsão é concluir a vacinação ainda esta semana.

Polêmicas na Região

Na cidade de Candiba, distante 300 quilômetros de Vitória da Conquista, quem furou a vila da vacinação foi o prefeito Reginaldo Prado (PSD). Ele foi um dos primeiros a receber uma das 100 doses enviadas ao município de mais de 14 mil habitantes, localizado vizinho a Guanambi.

A vacinação do chefe do executivo municipal foi fotografada e publicada nas redes sociais da Prefeitura, onde as polêmicas começaram. Na manhã desta quarta-feira, Reginaldo gravou um vídeo se desculpando e dizendo que foi incentivado a tomar a vacina pelos profissionais de Saúde, que estariam com receio de serem vacinados.

O caso teve repercutiu na imprensa estadual e nacional e o Ministério Público do Estado abriu uma investigação para investigar a conduta do prefeito. O Ministério Público Federal (MPF) também abriu um procedimento investigatório para acompanhar a vacinação nos 26 municípios da região. O órgão quer informações sobre quem está sendo vacinado, incluindo o nome e o motivo da preferência pelas primeiras doses.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas