25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta luto de oito dias pela morte do prefeito Herzem Gusmão

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista decretou luto oficial de oito dias pelo falecimento do prefeito Herzem Gusmão Pereira. Além disso, todas as atividades da administração direta e indireta do Município estão suspensas nesta sexta-feira (19) em sinal de pesar. Os serviços públicos essenciais serão mantidos.

O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (18), em edição extra do Diário Oficial do Município. A prefeitura também publicou uma mensagem em homenagem ao prefeito, destacando sua trajetória profissional e política.

Herzem morreu por volta das 21h desta quinta-feira. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde tentava se recuperar das sequelas pulmonares deixadas pela Covid-19. A notícia da morte foi confirmada por sua assessoria pessoal, por meio das redes sociais.

Aos 72 anos, o político ganhou notoriedade na cidade pelos microfones da Rádio Clube, onde apresentou por 40 anos o programa “Resenha Geral”. Antes de ser eleito com 57,58% dos votos em 2016, tentou ocupar o cargo de prefeito por duas vezes sem sucesso, em 2008 e 2012. Em 2010 ele foi candidato a deputado estadual e não foi eleito. Na eleição seguinte, em 2014, foi candidato a deputado estadual, ficando como suplente e assumindo o cargo por 15 meses. Em novembro passado, foi reeleito prefeito no segundo turno com 54% dos votos.

Gusmão morreu três meses após se licenciar do cargo e ser internado. Ele foi diagnosticado com a Covid-19 no dia 7 de dezembro, pouco mais de uma semana após ser reeleito prefeito de Vitória da Conquista. O tratamento começou a ser feito em casa, ao lado da primeira dama Luci Freire Gusmão, que também foi infectada e se recuperou do coronavírus.

Com o avanço da doença, Gusmão apresentou uma lesão pulmonar e foi internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista no dia 18 de dezembro. Uma semana depois ele foi transferido para o Sírio Libanês em São Paulo.

Com a piora do seu quadro clínico, o prefeito foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar no dia 1º de janeiro, onde permaneceu por duas semanas. Após apresentar melhoras, ele voltou para a semi-UTi, onde permanecia em recuperação.

No entanto, nos últimos dias, o quadro de saúde piorou. Gusmão voltou a UTI e precisou ser intubado. De lá para cá seu quadro foi piorando, culminando com o óbito. Antes de ir para a UTI, no dia 6 de março, ele usou as redes sociais pela última uma vez para informar pessoalmente sobre a piora do seu quadro de saúde.

Herzem não posse como prefeito em 1º de janeiro por conta do seu estado de saúde. Ele foi empossado dias depois por meio de videoconferência no dia 8. Quem assumiu interinamente a prefeitura foi Sheila Lemos (DEM), sua vice-prefeita, que conduzirá o município de forma efetiva até 2024.

Veja o decreto de luto por oito dias

DECRETO N.º 20.848, DE 18 DE MARÇO DE 2021.

Declara luto oficial no Município em virtude do falecimento do Prefeito Herzem Gusmão Pereira e dá outras providências.

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 75, inciso XI, da Lei Orgânica do Município, DECRETA:

Art. 1º – Fica declarado Luto Oficial de 08 (oito) dias, pelo falecimento do Prefeito HERZEM GUSMÃO PEREIRA, ocorrido em 18 de março de 2021.

Art. 2º Ficam suspensas as atividades laborativas na Administração Direta e Indireta do Município de Vitória da Conquista, no dia 19 de março de 2021, em sinal de pesar pelo falecimento do senhor HERZEM GUSMÃO PEREIRA.

Parágrafo único.

Os serviços públicos essenciais, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, ficam mantidos.

Art. 3º – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória da Conquista – Bahia, 18 de Março de 2021.
Ana Sheila Lemos Andrade
Prefeita Municipal de Vitória da Conquista – Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas